Um dos atletas mais promissores do tênis brasileiro nos últimos tempos, João Fonseca, de apenas 18 anos, ainda mora com os pais no bairro de Ipanema, na zona Sul do Rio. É lá que o atleta fica quando não está ao redor do mundo para períodos de treinamentos ou disputando torneios da modalidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O local, inclusive, foi escolhido por João para se concentrar antes da participação no Rio Open 2025, em que o carioca acabou sendo eliminado ao perder por 2 sets a 0 para o francês Alexandre Muller, na noite da última terça-feira, 19.
O bairro de Ipanema fica muito próximo ao Jockey Club Brasileiro, na Gávea, também na zona sul, lugar em que acontece o Rio Open. Pouco mais de 3,2km separam os dois pontos. João, a propósito, passou boa parte da vida na Gávea, área em que fica a sede social do Flamengo, o time de coração, e também a Escola Americana e o Colégio Teresiano, onde estudou.
Um dos motivos que podem ter contribuído para João optar por ficar na casa dos pais, em vez de um hotel, antes da competição, é a forte ligação com a família. Fonseca possui ótima relação com os irmãos, que são atletas amadores, e já revelou gostar de jogar cartas com o avô quando está com tempo livre.
Foi no bairro de Ipanema, inclusive, o início da trajetória como esportista. Dos oito aos 12 anos, frequentava o Country Club, ao lado da casa dos pais, Roberta Fonseca, e Christiano Fonseca Filho, mais conhecido como Crico. O espaço fica localizado em um quarteirão entre a rua Prudente de Morais e a Vieira Souto - avenida que separa a sofisticada área residencial do oceano Atlântico.
À época, Roberta ia ao clube para aulas de tênis. Foi lá que o então pré-adolescente conheceu Guilherme Teixeira, que é seu técnico até os dias atuais.
O Country Club de Ipanema é um clube de altíssimo padrão, frequentado por pessoas com enorme poderio financeiro. O quadro conta com menos de 1.000 sócios e há um rigoroso processo de seleção com sistema próprio de votação, além da avaliação do conselho. Um título para ingressar na associação pode custar mais de meio milhão de reais.