Oferecimento

Rival de João Fonseca na estreia do Rio Open é fã de cinema e já foi o melhor tenista do Brasil

Thiago Monteiro, de 31 anos, será o primeiro adversário do jovem atleta na chave de simples do torneio

15 fev 2026 - 20h33
(atualizado às 20h36)

João Fonseca conheceu o seu primeiro adversário na chave de simples do Rio Open neste domingo, 15. O jovem tenista enfrentará o compatriota Thiago Monteiro, de 31 anos, que superou a fase qualificatória do torneio.

Thiago Monteiro, tenista brasileiro que enfrentará João Fonseca no Rio Open
Thiago Monteiro, tenista brasileiro que enfrentará João Fonseca no Rio Open
Foto: Divulgação/Fotojump / Estadão

Thiago seguiu adiante na competição depois de eliminar dois adversários. Primeiro, ele bateu o paraguaio Adolfo Vallejo por 2 sets a 0, em parciais de 6/4 e 6/1. Depois, a classificação veio com o triunfo sobre o sérvio Dusan Lajovic em 2 a 1 (2/6, 6/3 e 6/3).

Publicidade

Atual 209º colocado do ranking de simples da ATP, já foi o número 61 do mundo em 2022, posição que o colocava como melhor tenista do Brasil na época.

Antes disso, em 2016, Monteiro alcançou um enorme feito ao vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga na primeira rodada do Rio Open. Ele era o 338º do mundo, enquanto o rival ocupava a nona colocação geral.

Representando o Brasil, o atleta cearense conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, ao derrotar o compatriota Gustavo Heide. Além disso, ele já disputou duas Olimpíadas (Tóquio-2020 e Paris-2024).

Fora das quadras, Thiago Monteiro é fã de cinema e gosta de passar o tempo com sua família e amigos. Ele admira o espanhol Rafael Nadal e o considera o tenista com o mental mais forte da história da modalidade.

Publicidade

O duelo entre Monteiro e Fonseca ainda não possui data e horário definidos. Antes disso, João entrará em quadra nesta segunda-feira, 16, às 16h30 (de Brasília), para a estreia da chave de duplas.

O carioca de 19 anos competirá ao lado do experiente compatriota Marcelo Melo. A dupla brasileira medirá forças com a parceria formada pelo francês Alexandre Müller e pelo bósnio Damir Dzumhur.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações