João Fonseca revela histórico de problema crônico na coluna

11 jan 2026 - 12h06

A desistência de João Fonseca do ATP 250 de Adelaide ganhou novos contornos neste sábado, 10. Em coletiva de imprensa, o tenista brasileiro explicou que as dores que o afastaram do torneio estão ligadas a um problema crônico na coluna, presente desde o nascimento, e que já exigiu cuidados mais sérios ao longo da carreira.

João Fonseca durante jogo de tênis
João Fonseca durante jogo de tênis
Foto: ( Getty Images) / Sportbuzz

"Nasci com um problema nas costas e, às vezes, ela fica mais rígida. Já tive uma fratura por estresse há cinco anos, mas é algo que vai sempre estar presente no meu corpo, então preciso lidar com isso", afirmou o carioca de 19 anos.

Publicidade

Desde o início da temporada, João Fonseca precisou rever o planejamento com cautela. Além de abrir mão do ATP de Adelaide, ele também havia desistido do ATP de Brisbane. O tenista ainda ficou fora da lista de convocados para os qualifiers da Copa Davis, justamente para evitar o agravamento do quadro físico.

Apesar da frustração, o jovem brasileiro explicou que a escolha foi feita pensando no objetivo principal do momento: chegar em condições ideais ao Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada.

"Infelizmente, eu não tenho condições de jogar aqui. É difícil tomar essa decisão. Eu me senti um pouco melhor, mas é difícil dizer que estou 100%. Estamos tentando fazer o nosso melhor para recuperar 100% e jogar o Australian Open, que é o nosso objetivo principal", falou.

João também detalhou como as dores se manifestam no dia a dia, especialmente em movimentos que exigem maior esforço físico: "Fizemos uma ressonância magnética e não é nada muito grave, mas pode se tornar grave. Então, queremos estar 100% para jogar".

Publicidade

João Fonseca ocupa atualmente a 29ª posição do ranking da ATP, depois de fechar 2025 como número 24 do mundo. Após o Australian Open, ele já tem uma sequência intensa de torneios programada: ATP 250 de Buenos Aires, onde é o atual campeão, Rio OpenMasters 1000 de Indian Wells e Masters 1000 de Miami.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações