Oferecimento

Alcaraz supera Djokovic e fatura título histórico do Australian Open

1 fev 2026 - 08h55

Carlos Alcaraz fez jus ao favoritismo e se sagrou campeão do Australian Open pela primeira vez em sua carreira na manhã deste domingo, 1, ao vencer o multicampeão Novak Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/2, 6/3 e 7/5.

Alcaraz comemorando durante decisão do Australian Open
Alcaraz comemorando durante decisão do Australian Open
Foto: ( Getty Images) / Sportbuzz

Assim, o espanhol completou o Career Grand Slam ao vencer os quatro principais torneios do circuito mundial. Até então, o Major disputado em Melbourne era o único que faltava em sua coleção, que já incluía conquistas em Roland Garros, Wimbledon e US Open, consolidando o espanhol entre os grandes nomes da história recente do tênis.

Publicidade

Antes de enfrentar Djokovic na decisão, o número 1 do mundo não teve caminho fácil e precisou passar por grandes nomes do circuito, como: Adam Walton, Yannick Hanfmann, Corentin Moutet, Tommy Paul, Alex de Minaur e Alexander Zverev.

Esta foi a 11ª final de Novak Djokovic no Australian Open, palco onde construiu uma hegemonia histórica. Maior campeão em Melbourne, com dez títulos, o sérvio jamais havia perdido uma final no torneio, o que tornou o título de Alcaraz mais histórico.

Como foi o jogo?

O primeiro set foi de total controle de Novak Djokovic, que impôs seu ritmo desde o início. O sérvio conquistou quebras cedo, abriu vantagem com tranquilidade e aproveitou os erros de Carlos Alcaraz do fundo de quadra. Sem dar espaços para reação, Djokovic manteve a consistência e fechou a parcial com autoridade em 6/2.

Carlos Alcaraz mudou completamente o cenário no segundo set. Mais agressivo nas devoluções e sólido no saque, o espanhol conquistou quebras importantes, controlou o ritmo e não deu chances de reação. Com autoridade, abriu vantagem cedo e fechou em 6/2.

Publicidade

Já no terceiro set, Alcaraz manteve o embalo diante de Novak Djokovic, que até tentou resistir salvando set points, mas seguiu pressionado. O número 1 do mundo conseguiu a quebra decisiva no meio do set, administrou a vantagem e confirmou a virada ao fechar em 6/3.

No quarto set, Carlos Alcaraz manteve a cabeça no lugar em um roteiro de pressão dos dois lados. Novak Djokovic salvou múltiplos break points e resistiu até 5/5, mas acabou cedendo no momento decisivo. Alcaraz confirmou o saque em 6/5 e, na sequência, conseguiu a quebra para fechar em 7/5 e garantir o título.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações