Oferecimento

Alcaraz faz história com título inédito na Austrália

Espanhol se torna o mais jovem na história a fechar os quatro Grand Slams em temporadas diferentes

1 fev 2026 - 09h34
(atualizado às 09h34)
Foto: Esporte News Mundo

Carlos Alcaraz, aos 22 anos, fez história neste domingo ao conquistar pela primeira vez o Australian Open e se tornar o mais jovem a fechar o Career Grand Slam, ou seja, vencer os quatro Majors em temporadas diferentes.

Em um dia histórico na Rod Laver Arena, com presença de Rafael Nadal, o espanhol destronou o decacampeão do torneio, Novak Djokovic, que jamais havia perdido uma final neste torneio, por 3 sets a 1 com parciais de 2/6 6/2 6/3 7/5 após 3h02min de duração na quadra lotada.

Publicidade

Alcaraz iguala lendas como Mats Wilander e John McEnroe com sete Slams e impede o sonhado 25º título de Major de Djokovic que o deixaria isolado como o maior campeão de todos entre homens e mulheres, superando Margaret Court. Ele derrota o sérvio pela quinta vez em dez jogos e a terceira em finais de Majors repetindo o feito de Wimbledon em 2023 e 2024. Ele tem ainda um triunfo na semi do US Open do ano passado e dá o troco da derrota nas quartas da Austrália de 2025.

O jogo

Djokovic entrou com tudo na partida, jogando agressivo e com quase 80% de primeiro serviço. Conseguiu duas quebras e fechou por 6/2 em apenas 33 minutos assombrando até Nadal que fez expressão de surpresa na arquibancada.

Mas o espanhol voltou pro jogo e Djokovic baixou a intensidade. Alcaraz quebrou cedo e ampliou a vantagem empatando o jogo por 6/2.

Publicidade

Carlitos se irritou com a arbitragem que fechou o teto parcialmente sem avisar os jogadores. Ele questionou o juiz e a organização. O teto ficou meio fechado e meio aberto e no retorno CArlitos quebrou no quinto game, abriu 4 a 2. Djoko lutou, salvou set-points no nono game, mas após longo game acabou sucumbindo perdendo o saque e o set por 6/3.

Nole lutou demais em seu primeiro game de saque no quarto, salvou seis chances de quebra e empatou em 1 a 1. Djoko ficou mais firme e impôs mais dificuldades a Carlitos e o duelo ficou saque a saque. Ele teve sua chance de quebra no 3 a 3, mas cometeu erro na direita e Alcaraz achou belos pontos para confirmar.

Mas no 12º game não teve jeito, Alcaraz pressionou e conseguiu a quebra na última oportunidade para vibrar com seu feito histórico.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações