Chape vira sobre Sport no último minuto e segue na cola do Palmeiras

3 ago 2013 - 18h35
(atualizado às 18h48)

Foi por muito pouco que a Chapecoense não perdeu a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Mais precisamente, por três minutos. Derrotada até os 44 da segunda etapa, a equipe catarinense buscou forças de onde não tinha e, com dois gols de Bruno Rangel, virou para cima do Sport dentro da Ilha do Retiro, triunfando por 2 a 1. O resultado manteve o time comandado por Gilmar Dal Pozzo na vice-liderança da Série B e ainda na cola do Palmeiras em busca da primeira posição.

O Sport vencia o confronto até os 44 minutos do segundo tempo, após gol de Marcos Aurélio ainda no início da etapa complementar. No entanto, o artilheiro da Série B se aproveitou dos vacilos do zagueiro Pereira, marcou dois gols em três minutos e deu a vitória à equipe catarinense no apagar das luzes.

Publicidade

Com o resultado, a Chape permanece na segunda posição da Série B com 26 pontos, dois a menos que o líder Palmeiras. Porém, como realizou um jogo a menos que a equipe paulista, pode recuperar a liderança após sua décima segunda partida. O Sport, por sua vez, estacionou nos 21 pontos e na terceira posição, somando, agora, duas derrotas seguidas.

A Chapecoense volta a campo na próxima terça-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Atlético-GO, na Arena Condá. No mesmo dia e horário, o Sport visita o ASA, em Arapiraca, buscando voltar a vencer na segunda divisão nacional.

O Jogo-  Embora confrontasse duas das melhores equipes da Série B, a partida não teve grandes momentos na primeira etapa. Os 45 minutos iniciais, aliás, foram marcados pela falta de pontaria de ambos os times.

Adotando uma surpreendente postura ofensiva, a Chapecoense iniciou o jogo ocupando o campo de ataque. Acuado, o Sport só conseguiu passar da linha do meio-campo aos três minutos.

Publicidade

O primeiro lance de perigo aconteceu somente aos 11. Em rápido contra-ataque após cobrança de falta errada do Leão, Fabinho Alves avançou em velocidade, invadiu a área e arriscou rasteiro de pé esquerdo. Magrão caiu no canto esquerdo e fez a defesa.A resposta pernambucana veio somente aos 17. Marcos Aurélio recebeu na entrada da área, cortou a marcação e, com o pé esquerdo, chutou para o gol. A bola foi para fora, mas passou perto, à direita do gol de Nivaldo.

Se já estava morna, a partida esfriou de vez a partir de então. Embora muito disputado no meio-campo, o primeiro tempo praticamente não teve mais chances de gol. Talvez pela forte chuva que começou a cair na Ilha do Retiro.

As únicas investidas foram dadas em arremates de longa distância. Foi assim com Augusto, aos 19, Camilo, aos 24, Pery, aos 32, e Lucas Lima, aos 37. Todos esses lances, entretanto, não levaram perigo às metas de Magrão e Nivaldo.

Foi somente aos 45 minutos que uma grande oportunidade foi criada. Glaydson avançou pela direita e cruzou rasteiro para Bruno Rangel. Magrão não saiu bem do gol, mas o artilheiro catarinense não alcançou a bola, que passou por todo mundo. Quase a Chapecoense abria o placar momentos antes do fim da primeira etapa.

Publicidade

Embora sem modificações no papel, as duas equipes voltaram com atitudes diferentes para o segundo tempo. Prova disso é que, logo aos dois minutos, o marcador foi movimentado. Marcos Aurélio cobrou falta com perfeição da entrada da área e fez explodir o torcedor rubro-negro. A bola foi no canto do goleiro Nivaldo, que mal posicionado, sequer saltou para a fazer a defesa: 1 a 0 Sport.

O jogo, então, pegou fogo. Aos nove, Wanderosn desviou de cabeça após cobrança de escanteio e obrigou Magrão a fazer excelente defesa no canto esquerdo. No rebote, Bruno Rangel testou por cobertura e acertou o travessão.

Oito minutos depois, o Sport quase ampliou o placar. Felipe Azevedo avançou pela intermediária e arriscou forte de fora da área. Nivaldo, que havia falhado no primeiro gol, fez uma bela defesa e evitou o que seria o segundo do Leão.

A partir dos 20, os donos da casa recuaram e passaram a apostar nos contra-golpes. A Chape, por sua vez, se lançou ao ataque em busca do empate. E as duas grandes chances surgiram com o meia Paulinho. Aos 27, ele chutou de pé esquerdo depois de girar sobre a zaga, mas Magrão fez uma defesa segura, caindo bem no canto esquerdo. Seis minutos mais tarde, recebeu sozinho dentro da área, mas arrematou por cima do gol.

Publicidade

Ainda apostando nos contra-golpes, o Sport quase liquidou a partida aos 41. Roger recebeu belo lançamento de Rithely pela meia esquerda, avançou à grande área e chutou mal de pé direito, perdendo a oportunidade de matar o jogo. E isso custaria caro.

Aos 44, Pereira cometeu pênalti em Soares, e Bruno Rangel bateu firme no canto esquerdo, empatando o confronto. Três minutos depois, o artilheiro da Série B aproveitou furada do mesmo zagueiro rubro-negro e acertou uma linda cavadinha, encobrindo o goleiro Magrão, e selando a incrível virada da Chapecoense na Ilha do Retiro.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se