Sob vaias em Roma, Itália cai diante da Bélgica na Liga das Nações

Diabos Vermelhos derrotaram Azzurra por 2 a 0 no Estádio Olímpico

25 set 2026 - 18h30
(atualizado às 18h37)
Resumo
Na reestreia de Roberto Mancini, a Itália foi dominada e perdeu por 2 a 0 para a Bélgica no Estádio Olímpico de Roma, na abertura da Liga das Nações. Godts abriu o placar na etapa inicial e Lukebakio selou o resultado no segundo tempo, frustrando a reação dos donos da casa, que só não sofreram mais gols graças a defesas de Donnarumma. Após o apito final, a Azzurra deixou o campo sob fortes vaias de 47 mil torcedores e agora busca a recuperação diante da Turquia, na próxima segunda-feira.

A segunda passagem do técnico Roberto Mancini pela seleção da Itália começou com o pé esquerdo. A Azzurra não fez uma boa atuação no Estádio Olímpico, em Roma, e foi derrotada por 2 a 0 pela Bélgica na rodada de abertura da Liga das Nações da Uefa.

Diabos Vermelhos derrotaram Azzurra por 2 a 0 no Estádio Olímpico
Diabos Vermelhos derrotaram Azzurra por 2 a 0 no Estádio Olímpico
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Embora os belgas tenham garantido os três pontos, o placar não refletiu totalmente o domínio dos comandados de Mark van Bommel, que poderiam ter deixado a capital italiana com uma vitória ainda mais elástica sobre a tetracampeã mundial.

Publicidade

Com o objetivo de deixar para trás a frustração de ter ficado fora da Copa do Mundo, a Itália começou a partida de forma agressiva. No entanto, a Bélgica manteve-se organizada, pressionou a saída de bola e assumiu o controle das ações.

A seleção belga aproveitou os lapsos de concentração da defesa italiana e abriu o placar aos 20 minutos de jogo: o jovem Alessandro Romano perdeu a posse de bola no meio-campo, e Kevin De Bruyne serviu Mika Godts para fazer 1 a 0.

A desvantagem desorientou os donos da casa. A Azzurra precisou contar com ao menos três grandes defesas de Gianluigi Donnarumma para evitar que os Diabos Vermelhos ampliassem muito mais o marcador ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, a Itália esboçou uma reação e esteve perto de empatar, mas a Bélgica resistiu à pressão e foi recompensada aos 69 minutos com um gol de Dodi Lukebakio, selando a vitória visitante e abalando o emocional da equipe italiana.

Publicidade

Após o apito final, Donnarumma protagonizou uma discussão acalorada com o atacante Romelu Lukaku. Além disso, os comandados de Mancini deixaram o gramado sob intensas vaias dos 47 mil torcedores presentes no Olímpico.

"A Bélgica jogou melhor no primeiro tempo e nós tivemos dificuldades. No segundo, eles também oscilaram e nós criamos nossas chances. Apenas a etapa inicial ficou aquém das expectativas; no segundo tempo, jogamos bem até o contra-ataque do segundo gol. As vaias não machucam. É claro que ninguém fica feliz quando perde, então as vaias são normais", avaliou Mancini.

O treinador terá poucos dias para ajustar a equipe antes do confronto contra a Turquia, em Bursa, na próxima segunda-feira (28), pela segunda rodada da competição.

TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações