São Paulo tropeça nas próprias pernas e vê Z4 cada vez mais perto

Tricolor Paulista chega a três meses sem vencer no Brasileirão

24 ago 2026 - 07h05
(atualizado às 07h05)
Resumo
O São Paulo foi derrotado por 1 a 0 pela Chapecoense e atingiu a marca de dez rodadas sem vencer no Brasileirão. Mesmo com 77% de posse de bola, a equipe comandada por Dorival Júnior mostrou ineficiência ofensiva e perdeu para o lanterna da competição. O resultado negativo aproxima o Tricolor da zona de rebaixamento, ficando a apenas três pontos do Z4, e aumenta a pressão sobre o treinador por uma reação imediata nos próximos jogos em casa contra Bragantino e Atlético Mineiro.
Dorival Junior tenta encontrar soluções na má fase do São Paulo –
Dorival Junior tenta encontrar soluções na má fase do São Paulo –
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC / Jogada10

A sina negativa do São Paulo no Brasileirão segue após mais uma rodada. Na noite de domingo (23), o Tricolor Paulista mais uma vez tropeçou nas próprias pernas e foi derrotado pela Chapecoense por 1 a 0, acumulando mais um resultado negativo e aumentando ainda mais a seca de vitórias na competição. Agora, o Tricolor chega a 10 rodadas sem saber o que é uma vitória, ou mais precisamente, três meses - o último triunfo foi diante do Mirassol, no dia 25 de abril.

A derrota diante da Chapecoense não apenas mostrou que a fase do São Paulo é preocupante, como também evidenciou a falta de criatividade e de efetividade no terço final do campo. Na Arena Condá, o Tricolor teve incríveis 77% de posse de bola, mas não soube o que fazer com ela.

Publicidade

LEIA MAIS: Zagueiro do São Paulo desabafa após nova derrota: "Não tem explicação"

É bem verdade que o Tricolor teve duas boas chances de marcar - Artur, logo no início, em uma jogada de contra-ataque, poderia ter aberto o placar, e Luciano, na etapa final, carimbou a trave em inflitração na área. Contudo, as poucas soluções mostradas durante os 64 minutos em que o time esteve atrás no marcador foi algo alarmante, principalmente se tratando de um adversário que sofreu 46 gols em 23 - média de dois gols sofridos por jogo.

Dorival Junior tenta encontrar soluções na má fase do São Paulo –
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC / Jogada10

Mesmo sem a presença de Calleri como referência na área - o atacante deixou o gramado substituído ainda no primeiro tempo - o São Paulo abusou dos cruzamentos. De acordo com o SofaScore, o Tricolor tentou 36 cruzamentos e acertou apenas 9, totalizando 25% de aproveitamento, o que mostrou uma dificuldade de criar boas oportunidades de marcar. Nem mesmo no abafa, nos minutos finais de jogo, o time de Dorival Junior conseguiu chegar perto de vazar a pior defesa do Brasileirão.

LEIA MAIS: Dorival detona atuação do São Paulo: "Inadmissível"

Justamente no momento em que mais precisou balançar as redes para evitar uma derrota para o lanterna da competição - que até então só havia vencido uma partida no Brasileirão - o São Paulo tropeçou nas próprias pernas e agora se vê a três pontos da zona de rebaixamento. O Tricolor, que chegou a ser líder em certo momento, agora convive com a aproximação do fantasma do Z4.

A crise de resultados e de desempenho fazem o sinal de alerta sair do amarelo e entrar no vermelho no São Paulo. E com o alerta ligado, o Tricolor precisará ainda mais buscar forças em casa, com os dois próximos jogos pelo Campeonato Brasileiro no MorumBIS, contra Bragantino e Atlético Mineiro. Mais do que nunca, Dorival Junior precisa encontrar soluções para finalmente vencer um jogo de Brasileirão, e afastar a má fase que parece ter encontrado casa no Tricolor.

Publicidade

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se