O São Paulo definiu os últimos detalhes do retorno de Hernán Crespo, que reassume o comando técnico da equipe com contrato até o fim de 2026. O argentino chega para substituir Luis Zubeldía, que pediu demissão recentemente. A expectativa da diretoria é de que Crespo desembarque no Brasil entre segunda-feira (23 de junho) e terça-feira (24 de junho), com o elenco se reapresentando no CT da Barra Funda na quinta-feira (26 de junho).
Com a parada no calendário, a nova comissão técnica definirá nos primeiros dias de trabalho a programação de treinos e eventuais amistosos. O retorno aos jogos oficiais está marcado para sábado (13 de julho), quando o Tricolor enfrentará o Flamengo no Maracanã, às 20 horas (horário de Brasília). A possibilidade de realizar jogos-treinos também está em estudo, com o objetivo de recuperar o ritmo físico de atletas lesionados, como Marcos Antônio, Lucas Moura, Oscar e Ferreira.
Hernán Crespo, técnico do São Paulo (Foto: Divulgação/ São Paulo)
Aliás, Crespo será apresentado às novas instalações do CT, reformado entre 2022 e 2023, com destaque para o Reffis Plus, setor de reabilitação modernizado com novos equipamentos. Ao seu lado estarão nomes conhecidos, como o auxiliar Juan Branda e o preparador de goleiros Gustavo Nepote. Também integram a comissão o auxiliar Víctor López e os preparadores físicos Federico Martinetti e Leandro Paz.
A comissão fixa do clube, composta por Octavio Ohl, Márcio Aguiar, Pedro Campos, Adriano Titton e Milton Cruz, deverá seguir com suas atividades normalmente, conforme o planejamento inicial da diretoria.
Crespo retorna ao São Paulo com boa imagem entre torcedores, principalmente por ter conquistado o Paulistão de 2021, encerrando um jejum de oito anos sem títulos. Naquela temporada, ele somou 53 partidas, com 24 vitórias, 19 empates e dez derrotas. Ainda assim, deixou o clube após um início irregular no Campeonato Brasileiro, com a primeira vitória apenas na décima rodada, além das eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil.
O São Paulo atualmente está nas oitavas de final tanto da Libertadores quanto da Copa do Brasil, mas enfrenta um cenário instável no Brasileirão. A equipe ocupa a 14ª posição, com 12 pontos em 12 jogos, e está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.