Da Copinha à renovação: como Antony virou a maior joia do São Paulo

19 jul 2019 - 07h09
(atualizado às 12h26)

A assinatura de um novo contrato com o São Paulo consolidou o bom início de carreira e a valorização do atacante Antony. Na última quinta-feira, o jogador de 19 anos estendeu o seu vínculo com o Tricolor até junho de 2024, o que virou motivo de comemoração de todas as pessoas envolvidas na negociação, além da torcida, preocupada com o assédio do exterior.

Atleta do São Paulo desde os 11 anos de idade, Antony foi promovido para o elenco profissional em setembro de 2018, pelo então técnico Diego Aguirre. Junto com ele, subiram Helinho e Igor Gomes, mais badalados que o camisa 39 à época.

Publicidade

Helinho, inclusive, balançou as redes logo em seu jogo de estreia no time principal, em novembro, contra o Flamengo, no Morumbi. Antony também recebeu suas chances no fim de 2018, mas não conseguiu marcar gols e mostrou que ainda lhe faltava maturidade dentro de campo.

Tanto que nem viajou com o elenco para os Estados Unidos, onde a equipe de André Jardine realizou a pré-temporada em janeiro de 2019. Pelo contrário. Foi 'emprestado' para o time sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A 'volta' para a base fez bem a Antony. O meia-atacante ganhou ritmo de jogo e desenvolveu o seu futebol, sendo o destaque do São Paulo na conquista do principal torneio de base do Brasil, marcando quatro gols - um deles na final contra o Vasco - e dando seis assistências.

De volta ao profissional, ele rapidamente virou titular absoluto após Vagner Mancini assumir o time de forma interina. Jogando aberto pela direita, Antony consolidou tal condição com a chegada de Cuca, algo que Igor Gomes e Helinho ainda não o fizeram. Neste ano, soma dois gols e uma assistência em 23 partidas.

Publicidade

As boas atuações de Antony na atual temporada chamaram atenção de clubes do exterior. Recentemente, o São Paulo recusou uma proposta de 20 milhões de euros (R$ 84 milhões) pelo atleta. Portanto, a renovação, aliada a um aumento salarial, foi a estratégia da diretoria para proteger o jogador do assédio estrangeiro.

"Estamos felizes com a renovação do Antony, que tem uma carreira de sucesso pela frente. Ele teve uma trajetória vitoriosa na base, se firmou no time principal e é um grande exemplo para os garotos das próximas gerações. Acreditamos muito no futebol do Antony, que dará retorno esportivo ao clube", celebrou o diretor-executivo Raí.

Maior joia do clube atualmente, Antony mira agora a conquista de títulos para alcançar o status de ídolo da torcida. A tarefa não parece simples no curto prazo. Até o final do ano, o São Paulo disputará apenas o Campeonato Brasileiro, do qual é o nono colocado, com 15 pontos, 11 a menos que o líder Palmeiras.

"O São Paulo é o meu lugar. Estou feliz com esta renovação e quero construir uma trajetória vitoriosa aqui. O reconhecimento do clube me dá a certeza de que estou no caminho certo, e quero manter isso para conquistar títulos no time principal, assim como foi na minha passagem por Cotia", disse Antony.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações