Após quase 12 anos, Neymar voltou a pisar na Vila Belmiro como jogador do Santos e não conteve a emoção. No início da noite desta sexta-feira, 31, o Menino da Vila subiu ao gramado do estádio em que fez história no início da carreira ao lado de Edinho, ex-goleiro e filho de Pelé, e de Marcelo Teixeira, presidente do clube da Baixada Santista.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No momento da entrada, até a chuva diminuiu na Vila. A caminhada do ídolo foi em grande estilo, ao som de “olê, olê, olá, vai pra cima deles, Neymar” e outras canções. O agora camisa 10 do Santos não aguentou a emoção e foi as lágrimas logo após o primeiro contato com os torcedores.
"É um dia muito especial para mim, estou muito feliz. Falei ali dentro que, quando era menino, pisei Vila Belmiro com esta faixa. Não podia deixar de voltar assim. Estou muito contente e feliz. Vivemos muitos momentos lindos, e temos certeza que temos muita coisa para viver. Se depender de mim, do amor e do carinho que tenho por vocês, não vai faltar força, garra, determinação, fé e, obviamente, muita ousadia", disse o craque, com a voz embargada, em um breve discurso aos torcedores.
"Estou aqui diante da minha família, dos meus amigos e da torcida mais maravilhosa deste mundo. Este dia ficará guardado pelo resto da minha vida. Obrigado por cada um que está fazendo parte deste momento. Obrigado pelas pessoas que estão acompanhando de longe e aos que torce", completou o atacante, antes de dar uma volta olímpica na Vila Belmiro, jogando bolas e camisas para a torcida santista.
O retorno de Neymar já tinha sido previsto pelo próprio craque há 12 anos. Quando foi para o Barcelona, da Espanha, ele deixou um recado em seu armário: "Eu vou, mas eu volto". E no reencontro não foi só o craque que foi às lágrimas. Na arquibancada, era difícil ver alguém que não estivesse chorando, cantando e gritando em plenos pulmões o nome do novo camisa 10.
Acabou a espera. Neymar voltou! pic.twitter.com/iqSIIRfPul
— Raul (@raulgdoy) January 31, 2025
O craque voltou a ficar muito emotivo quando abraçou a família. Ele passou alguns segundos chorando com o pai, Neymar, e também com a mãe, Nadine. Além deles, a irmã, Rafaella, a namorada, Bruna Biancardi e os filhos estiveram presentes. Pela 1ª vez, Davi Lucca, Mavie e Helena apareceram juntos em público.
Os conhecisos parças de Neymar também foram vistos na Vila Belmiro. Jô Amâncio, irmão de criação, Gil Cebola, Gui Pitta, Gustavo Almeida e Cris Guedes estão com o atacante desde a infância e passaram por todas as fases da vida dele.
Amigos que vieram depois da fama, como Falcão, ex-jogador de futsal, André Akkari, jogador de poker, e os ex-jogadores Emerson Sheik e Ricardo Oliveira também prestigiaram o craque. O promoter David Brazil, que também é próximo da família, foi outra celebridades que postou fotos na Vila Belmiro.
Minutos antes da aparição no gramado, um vídeo exibido no telão do estádio trouxe ex-companheiros de Neymar desejando boa sorte para a nova fase. Suárez, Iniesta, Piqué, Marta, Rodrygo e Buffon foram alguns dos nomes conhecidos que mandaram recados.
Em sua primeira passagem no Santos, Neymar usou a camisa 11, a mesma que recebeu do presidente do clube ao assinar o contrato antes de ir à Vila Belmiro. No estádio, ganhou a camisa a 10, que ficou eternizada pelo rei Pelé.
Para o evento da apresentação, milhares de torcedores compraram ingressos de maneira antecipada. As entradas custavam R$ 50,00 (meia entrada) e R$ 100,00.
#NeyDay começou cedo
O #NeyDay, como a torcida do Santos chamou essa sexta-feira, começou ainda na madrugada. Os torcedores seguiram o jatinho que trouxe Neymar da Arábia Saudita ao Brasil. Foi o voo mais monitorado do mundo em uma plataforma de rastreio de voos, nesta sexta-feira, 31. Ao todo, cerca de 36 mil pessoas estiveram acompanhando o jatinho próximo da hora do pouso.
O craque desembarcou por volta das 10h, no aeroporto Catarina, na região de São Roque, no interior de São Paulo. Na sequência, ele foi para capital e gravou uma publicidade para uma plataforma de entrega online.
Na sequência, ele foi ao CT Rei Pelé e teve o primeiro encontro com o treinador Pedro Caixinha e os companheiros, e assinou o contrato com o clube antes de partir para Vila Belmiro.
Títulos e idolatria em Santos
Em Santos, Neymar espera reencontrar sequência dentro de campo. Revelado pelo clube em 2009, o Menino da Vila disputou um total de 225 jogos oficiais até deixar a equipe rumo ao Barcelona, em 2013.
No período, marcou 136 gols e conquistou seis títulos: Campeonato Paulista (três vezes), Libertadores, Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana.
Antes de retornar, além do Barcelona, ele passou por Paris Saint-Germain e Al Hilal, além, é claro, de ter defendido a Seleção Brasileira. Com a amarelinha, Neymar soma 79 gols e 58 assistências em 128 partidas.