Rafinha se despede como comentarista para assumir a gerência esportiva do São Paulo, seguindo uma tendência de ex-jogadores que voltam ao futebol após passagens pela TV, como Muricy Ramalho, Pedrinho, Falcão e outros.
Rafinha vai assumir a gerência esportiva do São Paulo, clube que encerrou a carreira. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 26, durante o Seleção Sportv, programa em que o ex-jogador participou, marcando sua despedida como comentarista dos canais Globo.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
A troca do estúdio pelo CT é mais uma das várias que têm ocorrido no mundo esportivo. Além de Rafinha, outros nomes de peso trocaram recentemente o trabalho como comentarista esportivo em alguma emissora de TV pelo retorno ao futebol.
Muricy Ramalho, que dará lugar a Rafinha na função de gerente esportivo, é um dos nomes que deixou a função de comentarista para voltar ao futebol. O ex-técnico deixou o cargo de comentarista da Globo em 2020 para assumir a função no início da gestão de Julio Casares.
Ídolo do torcedor do Vasco, o ex-meia Pedrinho também fez o mesmo movimento, de deixar a TV para voltar ao futebol. Em 2023, o meia resolveu deixar o amor pelo clube falar mais alto e saiu do grupo Globo, onde era comentarista, para disputar as eleições à presidência do Vasco.
Paulo Roberto Falcão, por muitos anos da principal equipe de transmissões da TV Globo, também largou o bom contrato na emissora carioca para se arriscar de novo como técnico. Em abril de 2011, logo após a Copa do Mundo, o ídolo do Internacional resolveu aceitar treinar o clube gaúcho.
Ídolo do Flamengo, Zinho também deixou a TV para voltar ao futebol. Em 2015, quando estava na ESPN, ele aceitou trabalho como auxiliar técnico de Jorginho no Vasco. Depois da demissão do Vasco, Zinho topou o desafio de voltar a ser comentarista do canal por assinatura FOX Sports.
A lista ainda conta com nomes como Fred, ex-atacante do Fluminense que atuou como comentarista da Globo na Copa de 2022 e agora treina o sub-18 do Fortaleza, e Filipe Luís, que também fez parte do time de comentaristas da Globo na Copa e que atualmente treina o Flamengo.