Atual campeã da Nations League, a seleção de Portugal tem dois compromissos nesta Data Fifa para se preparar para a Copa do Mundo. Neste sábado, os portugueses enfrentam o México, na reinauguração do Estádio Azteca, e na próxima terça-feira, dia 31, joga diante dos Estados Unidos.
Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, antes do jogo diante dos mexicanos, o técnico da seleção de Portugal, Roberto Martínez, falou sobre a aura de favoritismo que cerca a equipe. Segundo o comandante, Portugal pode ser considerado como um dos candidatos ao título mundial, mas está longe de postular como um dos favoritos.
"Não somos favoritos. Só as Seleções que ganharam o Mundial podem ser favoritas. É verdade que ganhamos provavelmente a edição mais difícil de sempre da Liga das Nações, jogámos dez partidas, vencemos a Alemanha e a Espanha na final. É normal que digam isso. Portugal é candidato sim, mas para ser favorito, tem de ter ultrapassado essa barreira psicológica", disse Martínez.
Brasil entre os favoritos
O técnico de Portugal citou a Seleção Brasileira para falar de quem chega para a Copa do Mundo entre os principais favoritos ao título. Segundo Martínez, para ser campeã, não adianta chegar com status, há de se conquistar esse direito dentro de campo.
"O Brasil, a Inglaterra, a França, a Argentina entram de forma diferente. Não conheço nenhuma equipe que chegue como campeã. Tem de fazer isso dentro de campo. Em 2010, a Espanha perde a primeira partida e ganha o Mundial, com a Argentina em 2022 aconteceu a mesma coisa", finalizou o técnico.
Portugal está no Grupo K da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Uzbequistão, Colômbia e quem se classificar da repescagem entre Congo x Jamaica.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.