Santos x Ponte Preta: Terra acompanha minuto a minuto

5 jun 2015 - 20h11
(atualizado às 21h07)

Poucos poderiam imaginar que o Santos, campeão paulista há um mês, chegasse na sexta rodada do Campeonato Brasileiro sob a pressão por um bom resultado contra a invicta Ponte Preta. Mas esse é o cenário do duelo deste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro. Com apenas cinco pontos e uma solitária vitória na competição, o time precisa do resultado positivo para resgatar a paz na Baixada Santista e deixar a decepcionante 14ª colocação na tabela de classificação, só dois pontos acima da zona de rebaixamento. O Terra acompanha o duelo minuto a minuto.

Por outro lado, o time de Campinas tem sido a grande surpresa deste Brasileiro. Com três vitórias e dois empates, a Ponte é a vice-líder do Nacional, com 11 pontos, e chega motivada para o confronto entre alvinegros.

Publicidade
Campeão paulista, Marcelo Fernandes já é cobrado por falta de vitórias no Santos
Campeão paulista, Marcelo Fernandes já é cobrado por falta de vitórias no Santos
Foto: Miguel Schincariol / Gazeta Press

O Santos não vence há quatro jogos, somando a derrota para o Sport pela Copa do Brasil, e Marcelo Fernandes já começa a ser questionado. O técnico sabe que precisa dar uma reposta rápida, principalmente diante de seu torcedor. A derrota para o São Paulo, na quarta, deixou muita gente preocupada no clube, tendo em vista que o clássico foi o primeiro jogo da equipe sem Robinho.

Para tentar resolver, ou pelo menos amenizar, a falta de sua principal estrela, que segue com a Seleção Brasileira até o término da Copa América, Fernandes deve promover a estreia de Neto Berola entre os titulares. A ideia do treinador era escalar o ex-jogador do Atlético-MG já contra o São Paulo, mas não houve tempo hábil para a inclusão do atleta no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Agora, com tudo resolvido, Berola deve formar o trio de ataque ao lado de Geuvânio e Ricardo Oliveira.

Com isso, Rafael Longuine voltará a ficar como opção no banco de reservas. A má atuação do meia no clássico mostrou que a posição de Robinho talvez não seja a mais adequada para o seu melhor desempenho em campo.Outra dúvida está no gol. Vladimir precisou ser substituído no intervalo da partida de quarta-feira e, desta forma, Vanderlei voltou após dois meses afastado, por causa de uma fratura na face. Ex-titular, Vanderlei agora tenta retomar seu espaço, mas Vladimir ainda deve começar jogando.

Ponte Preta teve excelente largada no Campeonato Brasileiro
Foto: Marcello Dias / Futura Press

Pelo lado de Campinas, tudo é bem diferente. Com o técnico Guto Ferreira valorizado, a Ponte chega embalada pela vitória por 3 a 0 em cima do Vasco, em pleno São Januário. Além disso, a Ponte já bateu o São Paulo e a Chapecoense, além de arrancar empates diante do Grêmio, no Sul, e do Cruzeiro, em Minas.

Publicidade

Diante destes números, a Ponte Preta já deixou claro que sabe jogar fora de casa e não facilitará as coisas para o Santos neste sábado, na Vila. Outra boa notícia para os alvinegros do interior de São Paulo é a possibilidade de repetir o time pela primeira vez. Guto Ferreira já avisou que Felipe Azevedo começa jogando e Rildo segue fora da equipe, após ser punido por indisciplina. Assim, os mesmos 11 jogadores que iniciaram o jogo contra o Vasco, na quarta, vão lutar por mais um bom resultado neste sábado para manter a Ponte invicta e entre os líderes do Brasileiro.

Vale ressaltar que a Ponte Preta foi o primeiro único time a vencer o Santos na primeira fase do Campeonato Paulista. Fez 3 a 1, em Campinas, na ocasião.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações