Vai renovar? Saiba como está a situação de Abel Ferreira no Palmeiras

14 jun 2025 - 18h35
(atualizado em 20/6/2025 às 15h06)

Com foco total na Copa do Mundo de Clubes, Abel Ferreira conduz os treinamentos do Palmeiras em Greensboro, nos Estados Unidos, com uma rotina bem definida e detalhada. Sempre com um caderno em mãos, o treinador inicia as atividades com a frase "O menu do dia é…", seguida pela explicação do foco do treino. Conforme o próprio Abel já declarou, o planejamento é essencial: "As temporadas são ganhas quando tu planificas e começas a construir o plantel".

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, na beira do campo
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, na beira do campo
Foto: Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, na beira do campo ( Cesar Greco/Palmeiras) / Gávea News

Os treinamentos alternam entre posse de bola, organização defensiva, bolas paradas e jogos em espaço reduzido. João Martins, auxiliar direto de Abel, tem papel ativo na condução das atividades, enquanto o comandante português observa e intervém pontualmente. Os treinos ocorrem em dois períodos e são complementados por análises de vídeo no hotel, que foi adaptado como centro de treinamentos improvisado.

Publicidade

A estreia do Palmeiras no torneio será neste domingo (15 de junho), às 19h (horário de Brasília), contra o Porto, no estádio MetLife, em Nova Jersey. A partida será transmitida pela TV Globo e acompanhada em tempo real pelo ge. A preparação foi pensada desde o início do ano para que o elenco chegasse em sua melhor condição física e técnica ao torneio internacional.

Apesar de inicialmente indicar que este seria seu último ano no Brasil, Abel Ferreira começou a negociar uma renovação contratual com o clube. O vínculo atual termina em dezembro de 2025, mas há conversas para estendê-lo até o fim de 2027. A presidente Leila Pereira declarou: "Meu interesse é que o Abel fique no Palmeiras até o último dia do meu mandato".

Abel, atualmente com 10 títulos à frente do time, pode se tornar o treinador com a maior permanência no comando da equipe. A presidente destacou que essa continuidade seria um feito inédito, já que, segundo ela, "não lembro de um treinador que ficou nos dois mandatos". Assim sendo, a direção aposta na estabilidade técnica como um dos pilares do planejamento a longo prazo.

Por fim, o ambiente nos Estados Unidos reflete a seriedade com que o Palmeiras encara o torneio. Pessoas próximas ao treinador confirmam sua empolgação e comprometimento com o desafio, afinal, a Copa representa uma chance singular de coroar um ciclo vitorioso. Dessa forma, enquanto os treinos se intensificam, os bastidores apontam para uma possível e histórica renovação no Verdão.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se