Palmeiras tem sequência que definirá vida na Libertadores e pode decidir título do Brasileirão

Verdão tem quatro jogos marcados para agosto que podem definir futuro do clube em duas competições distintas. Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Fluminense são os adversários

9 ago 2022 - 06h20
(atualizado às 10h48)

O Palmeiras iniciará uma dura sequência nesta quarta-feira, ao enfrentar o Atlético-MG, pela volta das quartas de final da Libertadores. Além desse duelo decisivo, o Verdão terá embates contra Corinthians, Flamengo e Fluminense, que podem definir o título do Brasileirão. Serão quatros jogos que podem valer o ano.

Palmeiras terá sequência de jogos que podem definir o ano do clube (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Palmeiras terá sequência de jogos que podem definir o ano do clube (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Foto: Lance!

GALERIA

Publicidade

TABELA

Diante do Galo, uma vitória simples basta para conquistar a vaga para a semifinal da Liberta e seguir sonhando com o tri consecutivo da competição. A partida no Allianz Parque, no entanto, pode significar também mais uma eliminação em mata-mata neste ano. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis. Já uma vitória atleticana fará com que o Alviverde fique pelo caminho no torneio.

Sendo assim, caso a classificação se confirme, o Palmeiras terá mais três jogos para a taça da Libertadores: dois na semifinal e um na final. A definição virá rapidamente, diferentemente do Brasileirão, que ainda terá 17 rodadas pela frente até que o campeonato termine.

No entanto, o Verdão, líder com seis pontos de vantagem para o segundo colocado, pode encaminhar bem um possível título ainda neste mês de agosto. Serão três jogos decisivos contra seus principais adversário pela liderança neste momento da competição: Corinthians, o vice-líder, Flamengo, o 5º lugar, e Fluminense, 3º lugar.

Publicidade

A dupla carioca talvez seja a que tenha mostrado o melhor futebol neste período e são potenciais postulantes a subir na tabela, principalmente em confrontos diretos com o Verdão nas próximas semanas. O Timão não tem vindo bem, mas é o principal rival alviverde e o time que está mais próximo na classificação do Brasileiro no momento.

Diante do Corinthians, caso vença, o Palmeiras pode abrir nove pontos de diferença, chegando a 48 contra 39 do rival, uma vantagem considerável que permitiria uma administração maior da liderança. Caso o Timão saia vitorioso na Neo Química Arena, a diferença pode cair para três pontos e com ainda muito campeonato pela frente.

Já o duelo seguinte será com o Flamengo, que atualmente está nove pontos atrás do Verdão. Se essa vantagem se mantiver até a partida entre os clubes e o Alviverde vencer no Allianz Parque, essa diferença poderá subir para 12 pontos, deixando Abel Ferreira tranquilo. No entanto, em caso de triunfo do Fla e vitória corintiana no Dérbi, a vantagem pode cair para três pontos, o que embolaria mais a tabela.

Mas a saga palmeirense nas próximas semanas de agosto não vai parar por aí. Depois de pegar o Rubro-Negro, o adversário será o Fluminense, que é uma das principais surpresas do campeonato. Atualmente, a diferença entre Flu e Palmeiras é de sete pontos. Se ela se mantiver até o encontro entre eles, poderá aumentar para dez em caso de vitória alviverde. Evidentemente ela pode variar diante dos resultados de ambos nas duas rodadas anteriores.

Publicidade

Ainda que os resultados possam ser diversos no intervalo dessas três rodadas, é bem nítido que esses confrontos podem trazer uma mudança fundamental na classificação do Brasileirão, tanto para o encaminhamento do título palmeirense, quanto para uma queda significativa da boa vantagem do time de Abel Ferreira faltando ainda 14 rodadas para o término do campeonato nacional.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se