Após o Palmeiras vencer o Fluminense por 2 a 1 no Maracanã pela semifinal da Libertadores, o auxiliar Vitor Castanheira elogiou a solidez defensiva e a atuação de Flaco López, embora tenha cobrado mais critério na saída de bola. Castanheira minimizou as vaias a Jhon Arias e atribuiu o gol sofrido no fim ao desgaste físico pelo calendário apertado. Com o resultado construído fora de casa, o time paulista agora joga por um empate na partida de volta para garantir sua vaga na grande final do torneio.
Vitor Castanheira analisou a vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Fluminense, no Maracanã, pela semifinal da Copa Libertadores da América. Substituto de Abel Ferreira, suspenso pela Conmebol, o auxiliar explicou a estratégia adotada pela equipe paulista.
Castanheira destacou a organização defensiva do Palmeiras, mas reconheceu que faltou critério na saída de bola. Para o auxiliar, a equipe poderia ter aproveitado melhor as transições e ampliado a vantagem antes do gol de Wesley Natã no fim.
"Conseguimos um bom resultado. Sofremos um gol em cima da hora, mas, logicamente, um 2 a 0 é melhor do que um 2 a 1. Ainda assim, foi um bom resultado. Estamos no meio da eliminatória", disse Vitor Castanheira antes de prosseguir:
"Faltou um pouco de critério com a bola, uma melhor saída, apesar de que, nas três ou quatro vezes em que conseguimos sair, fomos pragmáticos e poderíamos ter feito mais um gol. É uma semifinal, são dois jogos. Segurança e pragmatismo."
Vitor Castanheira explica estratégia do Palmeiras
Vitor Castanheira também destacou o papel de Flaco López na execução do plano ofensivo. O atacante ofereceu profundidade e presença na área, características importantes para uma equipe que buscava atacar com objetividade sem abrir mão da organização.
"O Flaco López está precisamente lá, é um jogador mais agudo, para, quando precisarmos, poder finalizar, e foi competente nesse momento. Estamos no meio da eliminatória, são mais 90 minutos. Foi um bom resultado aqui e podemos finalizar em casa", disse.
Desgaste físico explica gol sofrido no fim?
O gol de Wesley Natã, já nos minutos finais, reduziu a vantagem do Palmeiras e mudou o cenário para a partida de volta. Questionado sobre uma possível queda de concentração, ele apontou o desgaste físico como um fator relevante, já que o time havia atuado dois dias antes.
"Não diria falta de concentração. O desgaste físico é evidente. Tivemos jogo dois dias antes, com toda a carga que isso representa, então há desgaste. Estávamos bem posicionados, mas o jogador deles foi mais competente", explicou.
Vitor Castanheira comenta vaias a Jhon Arias
Outro tema da coletiva foi a recepção a Jhon Arias, vaiado pela torcida do Fluminense, clube que defendeu antes de chegar ao Palmeiras. Castanheira afirmou que o colombiano estava preparado para enfrentar a pressão no Maracanã.
"Ele já passou por isso, estava preparado. Relativamente, ele fez o que tinha que fazer", finalizou o treinador alviverde.
O Palmeiras volta a campo neste sábado, 17, às 19h30 (de Brasília), contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão. Depois, terá mais 90 minutos para confirmar a vaga na final da Libertadores diante de sua torcida, no Nubank Parque. Com a vitória por 2 a 1, o time paulista avança com um empate