Oferecimento

Nadadora mais rápida do Brasil volta projetando ciclo olímpico

Aos 34 anos, Etiene retomou a rotina de treinos com foco na disputa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

16 jan 2026 - 15h44
(atualizado às 15h45)
Ayrton Vignola/ Fiesp
Ayrton Vignola/ Fiesp
Foto:

O Sesi-SP anunciou o retorno de Etiene Medeiros e passa a acompanhar um novo capítulo da trajetória de uma das principais nadadoras do país. Após uma pausa de quase três anos nas competições e o nascimento do filho Kaleu, a atleta voltou à instituição onde permaneceu por dez anos e construiu a fase mais consistente de sua carreira. Aos 34 anos, Etiene retomou a rotina de treinos com foco na disputa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) pelo presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf. Etiene disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, no Rio 2016 e em Tóquio 2020, na prova dos 50m livre. Agora, mira Los Angeles 2028 com foco principal nos 50m costas, prova na qual foi campeã mundial em 2017 e que passa a integrar o programa olímpico, ampliando as possibilidades para a nadadora brasileira.

Publicidade

“Após um período em que estive voltada para o esporte de outras formas, chegou a hora de retomar a rotina de treinos visando a alta performance na natação. Foram muitas as mudanças nessa fase e estou pronta para esse retorno”, afirma Etiene.

Retorno ao Sesi-SP e parceria vitoriosa – Para essa retomada, Etiene volta a vestir a camisa do Sesi-SP e reencontra o técnico Fernando Vanzella, com quem trabalhou por uma década e viveu momentos importantes da carreira. Atleta e treinador construíram uma parceria marcada por resultados expressivos e uma relação de confiança ao longo dos anos.

“Trabalhamos juntos durante 10 anos, construindo uma relação que foi além do aspecto profissional e se transformou em uma grande amizade. Nesse novo momento de retomada, após um período especial em sua vida pessoal, fico especialmente motivado com a oportunidade de voltarmos a trabalhar juntos, agora com ainda mais maturidade, propósito e entusiasmo, focados na busca da excelência em nível mundial e em novas conquistas para a natação do Sesi-SP e do Brasil”, destaca Vanzella.

O retorno de Etiene Medeiros ao Sesi-SP também está inserido em um novo momento da instituição, com a volta de Paulo Skaf à presidência. Durante gestões anteriores, Skaf foi um dos incentivadores do esporte no Sesi-SP, período em que a entidade ampliou o número de modalidades atendidas e consolidou resultados em competições nacionais e internacionais. Atualmente, o Programa Sesi Esporte reúne 29 modalidades esportivas, sendo 19 olímpicas e 10 paralímpicas.

Publicidade

“O esporte é uma das mais potentes ferramentas de transformação social, inclusão e desenvolvimento humano. No SESI, acreditamos nessa força e a colocamos em prática todos os dias, seja por meio do esporte de alto rendimento, que forma atletas de excelência, seja pelo incentivo à prática esportiva de estudantes em todo o estado de São Paulo. A trajetória da Etiene no SESI simboliza esse compromisso e inspira meninas e meninos a sonharem alto e a acreditarem que o esporte pode levá-los a representar o Brasil no mundo”, afirma Paulo Skaf.

Pausa, conquistas e retomada – A última competição disputada por Etiene foi o Troféu José Finkel, em setembro de 2022, no Recife (PE), quando representou o Sesi-SP e conquistou cinco medalhas: três ouros individuais, nos 50m costas, 50m borboleta e 50m livre, além de duas pratas nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley. Na prova dos 50m livre, a atleta estabeleceu o recorde brasileiro.

Durante o período sabático, Etiene esteve fora das piscinas e vivenciou outras experiências ligadas ao esporte e à vida pessoal. Passou uma temporada na Austrália ao lado do marido, Fábio, teve contato com a natação local, celebrou o nascimento do filho Kaleu e retornou a morar no Recife, aproximando-se das atividades do Instituto Etiene Medeiros (IEM), que fundou e que leva seu nome.

“Conto com o apoio de todos ao meu redor, Kaleu já está mais crescido, então resolvi encarar de novo esse desafio”, afirma a nadadora. Em 2024, Etiene também integrou a equipe de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) durante os Jogos Olímpicos de Paris, produzindo conteúdos de bastidores e compartilhando vivências dentro e fora do esporte, como mulher negra e mãe.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se