A pandemia de Covid-19 forçou o Mundial de Motovelocidade a fazer uma mudança no calendário. Saiu o GP da Finlândia, entrou o GP da Estíria, formando assim uma rodada dupla no Red Bull Ring, na Áustria. A pista, no entanto, não traz boas lembranças aos pilotos após os graves acidentes vistos em 2020.
No ano passado, três incidentes marcaram a passagem do Mundial pela Áustria, sendo dois na MotoGP. O principal deles foi um acidente envolvendo Johann Zarco e Franco Morbidelli. As motos dos dois pilotos se chocaram com a proteção de pneus e voltaram capotando para a pista, passando próximas de Maverick Viñales e Valentino Rossi. Ninguém se feriu com gravidade.
A segurança no Red Bull Ring foi debate entre pilotos e comissários após o acidente. Apesar da inclusão de novas proteções na área, a solicitada modificação nas curvas 2 e 3 para 2021 não foi iniciada. O tópico preocupa alguns pilotos para a rodada dupla que se aproxima.
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"Com certeza não é a melhor pista para nós, da Suzuki. E olhando para a segurança, falamos muito sobre a Áustria na última reunião. Conversamos sobre um possível traçado novo, para evitar a curva onde [Franco] Morbidelli e [Johann] Zarco sofreram acidente. E o que posso dizer? Prefiro outra pista do que essas duas corridas", disse Álex Rins ao site The Race.
Aleix Espargaró, da Aprilia, compartilha o mesmo sentimento do compatriota e não mostrou muita empolgação com a escolha da organização do Mundial. "Sei que a Dorna está fazendo o melhor no campeonato com toda a situação da Covid, mas não gosto de duas corridas na mesma pista", afirmou o espanhol.
"Na Áustria é ainda pior porque são retas com apenas três curvas. A coisa boa é que falamos sobre isso em todas as reuniões de segurança, mas infelizmente não teremos nenhuma mudança para 2021. As corridas em sequência sem alterações obviamente deixam os pilotos insatisfeitos", pontuou.
Apesar do histórico domínio da Ducati na pista austríaca, Jack Miller foi mais um crítico da segunda etapa no Red Bull. "Eu prefiria ter seis semanas de folga no verão. É uma pista assustadora. Eu preferia que tivesse uma chicane entre as curvas um e três, algo para diminuir um pouco a velocidade", declarou o australiano.