No Spaten Fight Night 3, em São Paulo, Glover Teixeira superou Maurício Shogun por decisão unânime no boxe. O evento contou ainda com o judô, onde a campeã olímpica Rafaela Silva venceu Prisca Awiti, enquanto Bia Souza foi derrotada por Raz Hershko no golden score. Em outros confrontos da noite, Luan Medeiros conquistou o cinturão sul-americano dos leves da WBA ao bater Juan Cruz, e Felipe Preguiça superou Nicholas Meregali no jiu-jítsu por pontos.
Neste sábado (29), aconteceu no Pacaembu, em São Paulo, o Spaten Fight Night 3, terceira edição do evento de lutas patrocinado pela cervejaria, A principal atração da noite foi um duelo no boxe entre dois ex-lutadores do UFC, Glover Teixeira e Maurício Shogun.
Foi uma luta um tanto equilibrada e na qual Shogun teve bons momentos para conectar golpes. Mas foi Glover quem teve mais sucesso no ringue, o mineiro controlando as ações nos principais momentos do combate para conseguir a vitória na decisão unânime dos juízes
A luta
Glover foi para cima desde o começo, encaixando uma série de golpes contra Shogun, que também entrou para responder na trocação. O mineiro foi quem teve o melhor número de golpes e, no segundo round, conseguiu um knockdown com um direto de direita no rival, que conseguiu se manter na luta e buscar responder na mesma moeda.
O paranense veio com cruzados no terceiro round, mas Glover manteve o controle, pegando melhor com os jogos, colocando o oponente contra as costas graças a um upper, ao qual Shogun resistiu para responder com outro upper. A toada da luta seguiu a mesma no quarto round, com o mineiro pressionando o paranaense contra a grade, tendo os melhores socos, mas também se abrindo para a buscar da reação.
Reação esta que o quinto assalto mostrou que poderia acontecer para Shogun. Vendo Glover reduzir o ritmo ofensivo, o paranaense conseguiu colocar alguns cruzados que pegaram bem no mineiro, o que o forçou a retomar a condução da luta no sexto round, este o menos movimentado em termos de ofensividade da luta.
No sétimo assalto, Shogun acabou escorregando e Glover caiu em cima, forçando a paralisação da luta. Com seu reinício, o combate principal do Spaten Fight Night 3 viu o paranaense aumentar a pressão, mas novamente sofrendo com os golpes de Glover, o mineiro voltando a balançá-lo com cruzados que quase o complicar A parte final da luta foi mais equilibrada, os dois lutadores indo para a trocação franca em cima do ringue no Pacaembu. Ao final, Glover Teixeira conseguiu a vitória na decisão unânime dos juízes.
Rafaela Silva vence; Bia Souza perde em revanche
Não foi apenas o boxe quem brilhou no Spaten Fight Night 3, em São Paulo. O judô também teve presença, com duas campeãs olímpicas, Rafaela Silva e Bia Souza, entrando em ação para mostrar a força brasileira na arte marcial contra, respectivamente, Prisca Awiti e Raz Hershko
Rafaela Silva não tomou conhecimento de Awiti durante a luta. A campeã olímpica no Rio-2016, lidou com as tentativas de queda da mexicana, estas bem defendidas. Ambas foram punidas com o shidô, e na retomada do duelo, Rafaela respondeu um ataque da oponente com uma queda e o osaekomi, que renderam um yuko e um waza-ari para a brasileira, que com esta vantagem, administrou a luta até conseguir a vitória,
Contra Hershko, Bia Souza fez a revanche da final olímpica dos Jogos de Paris-2024 nos pesos-pesados, sendo esta sua sétima luta contra a israelense no geral. Tendo a vencido em seu último combate, no Grand Prix de Lima, Bia tentou imobilizar Hershko e, sem sucesso, buscou o osotogari. Depois, foi para a tentativa de encaixar o uchimata, derrubou a rival, sem conseguir a chance de marcar pontos. A brasileira chegou a buscar finalizar no final do tempo regulamentar, mas o ponto (via osaekomi) não foi aplicado pelo tempo ter se esgotado. No golden score, a israelense foi para cima, quedou a brasileira, mas sem pontuar. Depois, em nova entrada, Bia buscou responder, mas no momento parte das costas tocou no chão. O que rendeu a Hershko o yuko e a vitória
Outras lutas
Outro duelo de boxe da noite do Spaten Fight Night 3 foi o entre o brasileiro Luan Medeiros e o argentino Juan Cruz, valendo o cinturão sul-americano dos leves da Associação Mundial de Boxe (WBA). Luan começou a luta sem deixar espaço para a resposta do rival, tendo o controle das ações. Cruz chegou a crescer na metade do combate, com bons cruzados e buscando chamar o brasileiro para a trocação franca. Luan apertou o passo no decorrer do duelo, mantendo o controle apesar do cansaço. Sem deixar brechas para o rival, o brasileiro seguiu no comando até o fim da luta para vencer seu primeiro cinturão internacional e chegar à oitava vitória em oito lutas.
Também houve no card um duelo de jiu-jítsu entre dois dos grandes nomes da arte suave, Nicholas Meregali e Felipe Preguiça. Depois de um começo morno, Preguiça conseguiu uma queda no rival para largar com vitória no primeiro round. A segunda parte foi disputada, mas sem grandes momentos exceto por nova queda de Felipe, depois de atacar as pernas. À frente depois de dois rounds, o mineiro conseguiu se defender bem das investidas de Meregali, este tentando por duas vezes catar as pernas para a queda. Sem se expor aos ataques do oponente, Felipe venceu a luta por 29 a 28, sendo sua primeira vitória em três lutas contra o gaúcho, que havia vencido as duas anteriores.