A um ano da abertura, Tóquio apresenta medalhas olímpicas

Comitê organizador da Olimpíada 2020 revela o design dos itens de premiação e inicia contagem regressiva de 365 dias para o início das competições na capital japonesa

24 jul 2019 - 16h18
(atualizado às 16h19)

As medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio foram apresentadas ao mundo, nesta quarta-feira, na capital japonesa. A notícia coincide com o início da contagem regressiva de um ano para a cerimônia de abertura.

Medalhas de Tóquio 2020 foram apresentadas a exatamente um ano da abertura (Foto: Divulgação)
Medalhas de Tóquio 2020 foram apresentadas a exatamente um ano da abertura (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

O desenho das medalhas busca refletir o lema da Olimpíadas do Japão de que para atingir a glória, é preciso que os atletas tenham vitórias diárias. Os objetos serão fabricados com material reciclável, extraído de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos doados pela população local.

Publicidade

Os modelos foram escolhidos depois de um concurso aberto a designers profissionais e estudantes e teve mais de 400 inscritos. Um painel de analistas escolheu o modelo vencedor, feito pelo japonês Junichi Kawanishi, da cidade de Osaka.

-É uma grande honra ter o meu desenho escolhido para as medalhas de Tóquio 2020. Nunca sonhei que o modelo que enviei seria selecionado. Espero que as medalhas sejam vistas como um tributo aos atletas, seus esforços e que reflitam a glória e a amizade - disse Kawanishi.

Cronograma em dia

Presente nas celebrações, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, elogiou os preparativos em dia na cidade-sede dos Jogos.

Publicidade

- O Japão fará história. Será um momento maravilhoso e único para nossos queridos anfitriões japoneses, que vão mostrar ao mundo o melhor do Japão: uma história rica, tradições, tecnologia de ponta, cultura e, é claro, amor pelo esporte. Os preparativos têm feito grande progresso graças ao brilhante trabalho do Comitê organizador e ao apoio dos governantes e de toda a comunidade. Nunca vi uma cidade-sede tão preparada como Tóquio, faltando um ano para o início do Jogos Olímpicos - disse Bach.

O suíço também relembrou os velhos tempos e praticou esgrima com crianças. No esporte ele conquistou o ouro por equipes na Olimpíada de 1976, em Montreal, no Canadá.

As competições de Tóquio 2020 serão disputadas entre 24 de julho e 9 de agosto. Cerca de 3.2 milhões de ingressos já foram vendidos, enquanto mais de 200 mil pessoas se inscreveram como para trabalhar como voluntários.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações