Senadores dos EUA propõem incluir boicote à Olimpíada de Inverno de Pequim em projeto de lei

28 out 2021 - 20h48

Um grupo bipartidário de senadores norte-americanos propôs nesta terça-feira uma emenda a um projeto anual de política de defesa que poderia impor um boicote aos Jogos de Inverno da China de 2022, em meio a acusações de abusos de direitos humanos contra o governo de Pequim. 

Uniforme da delegação dos EUA para os Jogos de Inverno de Pequim
28/10/2021
REUTERS/Carlo Allegri
Uniforme da delegação dos EUA para os Jogos de Inverno de Pequim 28/10/2021 REUTERS/Carlo Allegri
Foto: Reuters

A emenda, proposta pelo republicano Mitt Romney, espelha a linguagem incluída em projetos abrangentes relacionados à China e aprovados no Senado dos EUA em junho, e proibiria o secretário de Estado de investir verbas federais para "apoiar ou facilitar" o comparecimento de funcionários do governo norte-americano nos Jogos. 

Publicidade

Mas com as Olimpíadas de Inverno marcadas para o mês de fevereiro, o destino da medida está em um limbo. Com a preocupação com a agenda doméstica do presidente Joe Biden, o projeto aprovado no Senado está travado na Câmara dos Deputados. 

A nova emenda, se aprovada, acrescenta uma provisão de boicote diplomático ao Ato de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês), um projeto de Defesa que o Congresso aprova todo ano desde 1961. 

A emenda solicita o "fim dos abusos contínuos de direitos humanos do Partido Comunista Chinês, incluindo o genocído uighur", mas permite verbas para financiar atletas norte-americanas, assim como para os comitês norte-americanos olímpico e paralímpico e seus funcionários e colaboradores contratados. 

Tal boicote "irá atingir o Partido Comunista Chinês, ao invés de punir atletas norte-americanos", disse Romney à Reuters em um comunicado. 

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se