COI não quer eventos esportivos na Indonésia após proibição de visto para atletas israelenses

22 out 2025 - 11h31

O Comitê Olímpico Internacional pediu às federações esportivas internacionais, nesta quarta-feira, que não realizem nenhum evento esportivo na Indonésia, depois que o país baniu ginastas israelenses de um campeonato mundial que está sendo realizado lá este mês.

O COI disse que também estava interrompendo todas as discussões sobre qualquer possível candidatura da Indonésia aos Jogos Olímpicos até que o governo desse garantias de que todos os atletas, independentemente da nacionalidade, estariam qualificados para competir no país no futuro.

Publicidade

Indonésia manifestou interesse em sediar os Jogos Olímpicos de 2036.

Indonésia, o maior país de maioria muçulmana do mundo, negou vistos a ginastas israelenses no início do mês, em meio a um protesto contra a ofensiva militar de Israel em Gaza, o que significa que eles não puderam participar do Campeonato Mundial de Ginástica Artística que começou na semana passada em Jacarta.

A Federação Israelense de Ginástica considerou a decisão da Indonésia chocante e desoladora.

Indonésia não tem laços diplomáticos formais com Israel.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se