Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco conquistam o Prêmio Brasil Olímpico

Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco foram escolhidos os melhores atletas do ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025, após conquistas históricas no atletismo e no taekwondo. A cerimônia na Cidade das Artes também reconheceu treinadores, jovens talentos, clubes e ídolos do esporte brasileiro em uma das edições mais abrangentes do evento.

12 dez 2025 - 12h33
(atualizado às 12h33)
(
(
Foto: Alexandre Loureiro/COB / Esporte News Mundo

A principal premiação do esporte nacional coroou, nesta quinta-feira, dois campeões mundiais como protagonistas da temporada. Caio Bonfim, da marcha atlética, e Maria Clara Pacheco, do taekwondo, receberam o título de melhores atletas do ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025. A cerimônia foi realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Caio repetiu o feito de 2024 e voltou ao topo após conquistar o ouro nos 20 km no Mundial de Atletismo em Tóquio e a prata nos 35 km. A noite também teve reconhecimento a Gianetti Bonfim, mãe e treinadora do marchador, premiada como a melhor técnica do ano pelo desempenho à frente da preparação do atleta.

Publicidade

No taekwondo, Maria Clara Pacheco fechou uma temporada histórica. Campeã mundial na categoria até 57 kg em Wuxi, na China, ela devolveu ao Brasil um título que não vinha desde Natália Falavigna, há duas décadas. O resultado, somado à liderança do ranking mundial, consolidou seu nome entre os destaques absolutos de 2025.

Foto: Alexandre Loureiro/COB / Esporte News Mundo

A votação popular trouxe novidades este ano com duas categorias para o Atleta da Torcida. O tenista João Fonseca e a ponteira Gabi Guimarães foram os vencedores após campanha on-line promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil.

A edição também marcou a estreia de novas premiações. Entre elas, a Medalha Vanderlei Cordeiro de Lima, voltada a reconhecer espírito esportivo. O reconhecimento inaugural foi para a equipe de remo do Quatro Sem do Pan Júnior, que conquistou o bronze mesmo após competir com um dos remos quebrado. Andrei Alves, Diogo Gonçalves, Kayki Siqueira e Miguel Marques formaram o quarteto homenageado.

Em um dos momentos mais simbólicos da cerimônia, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva (destinado a ídolos do esporte nacional) foi entregue ao velejador Robert Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas. Já o prêmio de Atleta Revelação ficou com Rebeca Lima, campeã mundial de boxe na categoria até 60 kg.

Publicidade

A noite ainda consagrou clubes, jovens talentos e destaques de modalidades diversas. O Esporte Clube Pinheiros foi eleito o Melhor Clube. Delegações de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná dominaram o pódio entre os Jogos da Juventude.

A lista completa de vencedores reafirma a diversidade e o alcance do esporte olímpico brasileiro, que encerra 2025 com conquistas relevantes em diferentes frentes, da base ao alto rendimento.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações