Coreia do Sul reforça segurança para Olimpíada de Inverno

28 set 2017 - 11h19
(atualizado às 12h32)

Preocupada com as tensões com a Coreia do Norte, a Coreia do Sul está adotando medidas adicionais para garantir a segurança da Olimpíada de Inverno de 2018, o que inclui contratar uma equipe de defesa cibernética e duplicar o número de tropas, de acordo com autoridades e documentos vistos pela Reuters.

Foto: Reuters

Os Jogos acontecem em fevereiro na cidade turística montanhosa de Pyeongchang, situada a 80 quilômetros da fronteira altamente fortificada com o vizinho do norte.

Publicidade

A adoção das medidas ocorre na esteira de uma série de testes nucleares e de mísseis que mostram que a Coreia do Norte vem avançando rapidamente em seu programa de armas, e no momento em que a retórica inflamada entre Pyongyang e os Estados Unidos desperta o receio de outro conflito na Península Coreana.

O Ministério da Defesa sul-coreano mobilizará cerca de 5 mil agentes armados durante a Olimpíada, mais do que o dobro dos 2.400 a serviço durante a Copa do Mundo de 2002, que a Coreia do Sul sediou junto com o Japão, de acordo com autoridades do governo e documentos vistos pela Reuters.

O comitê organizador dos Jogos de Pyeongchang de 2018 também está selecionando uma empresa particular de segurança cibernética para proteger o evento de um eventual ataque virtual norte-coreano, mostraram documentos.

O comitê está procurando acelerar a seleção devido ao aumento da tensão, resultante da instalação polêmica do sistema antimísseis norte-americano Thaad e do fato de o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, estar testando armas em um ritmo inédito.

Publicidade

Veja também

CBF promove treino prático de uso do árbitro de vídeo
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações