O pódio da disputa masculina da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina foi definida nesta sexta-feira, 13. Ilia Malinin, norte-americano que ficou conhecido por executar o mortal 'proibido' nas suas apresentações, teve uma atuação desastrosa e acabou ficando sem medalha.
Atual bicampeão mundial, o patinador de 21 anos era o grande favorito ao título olímpico. No entanto, ele cometeu uma série de erros em sua apresentação no programa livre, com inclusive duas quedas que o tiraram uma grande pontuação.
Ilia havia liderado a primeira parte da prova (o programa curto) com a marca de 108.16. Porém, ele atingiu apenas 156.33 na segunda etapa e acabou na oitava colocação geral, alcançando o somatório de 264.49.
Em comparação ao desempenho na disputa por equipes, Malinin obteve a nota de 200.03 no programa livre, ajudando os Estados Unidos a conquistar a medalha de ouro.
O título no masculino ficou com o cazaque Mikhail Shaidorov, vice-campeão mundial em 2025. Ele obteve o somatório de 291.58 e conquistou o segundo ouro da história do seu país nos Jogos de Inverno. Yuma Kagiyama (280.06) e Shun Sato (274.90), ambos do Japão, completaram o pódio.