1 de 22
Aos 24 anos de idade, Jean Pyerre se aposentou do futebol após rescindir com o Grêmio. Ele entrou em uma lista de atletas que não tiveram uma carreira tão longeva e pararam com o esporte ainda no auge ou com pouca idade. Confira alguns nomes a seguir!
Foto: Leandro Boeira/Avaí Reprodução/Instagram AFP / Fabrice COFFRINI
2 de 22
Jean Pyerre se aposentou do futebol. O jogador de 24 anos optou por pendurar as chuteiras. O atleta, revelado pelo Grêmio, estaria sem motivação para continuar como atleta profissional. O anúncio foi feito pelo empresário do ex-atleta.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
3 de 22
O alemão Nico Rosberg, da Fórmula 1, anunciou a sua aposentadoria aos 32 anos de idade após ser campeão mundial em 2016. Foi a segunda vez na história da categoria que um piloto se aposentou logo após conquistar seu primeiro título. O outro foi o britânico Mike Hawthorn, campeão mundial em 1958.
Foto: Hoch Zwei
4 de 22
Autor de dois gols contra o Brasil no 7 a 1, o alemão André Schurrle optou por se aposentar com 29 anos, em 2019. A decisão veio após rescisão com o Borussia Dortmund. Suas frequentes lesões foram um dos motivos para tomar essa atitude.
Foto: AFP
5 de 22
O jogador de basquete chinês Yao Ming, um dos atletas mais altos da história da NBA, com 2,29 m de estatura, teve que anunciar a sua aposentadoria com apenas 30 anos de idade por conta de lesões nos pés e nos tornozelos.
Foto: Divulgação/Twitter
6 de 22
O nadador americano Mark Spitz ganhou sete medalhas de ouro nas Olimpíadas de Munique, em 1972. Nos mesmos Jogos, porém, ocorreu um terrível atentado contra a delegação israelense que acabou com esportistas mortos. Spitz, que tem origem judaica, decidiu se aposentar das piscinas devido aos acontecimentos, com somente 22 anos de idade.
Foto: AFP PHOTO
7 de 22
O jogador de basquete Chris Bosh se aposentou aos 31 anos de idade, em fevereiro de 2016. No ano de 2015, o americano recebeu o diagnóstico de embolia pulmonar e, desde então, não conseguiu mais atuar com consistência, tendo que se aposentar depois de um tempo.
Foto: Reprodução / Instagram Chris Bosh
8 de 22
O lendário Adriano Imperador parou com o futebol pela primeira vez aos 30 anos. Contudo, após alguns rumores nos anos seguintes, chegou a voltar a jogar com 34 anos de idade no Miami United (EUA), em 2016. Com histórico de ter passado por clubes como Inter de Milão, Roma e Flamengo, a vida desregrada fora dos gramados influenciou no declínio dentro de campo.
Foto: Arquivo/Lance!
9 de 22
Tostão, histórico jogador do Cruzeiro e Campeão do Mundo em 1970, se aposentou muito cedo. Com apenas 27 anos de idade, ele se viu obrigado a encerrar a carreira por conta de um descolamento de retina. O problema começou após Tostão levar uma bolada no olho esquerdo em uma partida contra o Corinthians.
Foto: Divulgação / CBF
10 de 22
O atacante Kun Aguero, da Argentina, encerrou a carreira com 33 anos de idade por conta de um problema cardíaco. Na época, ele tinha acabado de se transferir para o Barcelona.
Foto: TIM KEETON / POOL / AFP
11 de 22
Gustavo Kuerten se aposentou em 2008, com 31 anos de idade. Três vezes vencedor de Roland Garros e número 1 do mundo por 43 semanas, o brasileiro sofreu com seguidas lesões, principalmente no quadril, motivo que o fez encerrar a carreira precocemente.
Foto: Arquivo/Lance!
12 de 22
O jogador francês Cantona decidiu se aposentar aos 30 anos por uma situação polêmica. O ídolo do Manchester United, da Inglaterra, tomou a decisão ao saber que não teria chances de disputar a Copa de 1998, em seu país, por conta da punição que havia recebido por agredir um torcedor.
Foto: Divulgação / Manchester United
13 de 22
A brasileira Daiane dos Santos trouxe vários resultados e diversas medalhas para o esporte brasileiro. No entanto, aos 29 anos de idade, após as Olimpíadas de Londres em 2012, ela anunciou sua aposentadoria devido a uma série de lesões.
Foto: AFP
14 de 22
Em 1987, Platini, um dos grandes craques da história do futebol, se aposentou aos 32 anos de idade. Uma particularidade desse acontecimento foi que ele tomou essa decisão ainda com contrato válido com a Juventus.
Foto: Reprodução
15 de 22
O japonês Nakata se aposentou no ano de 2006, aos 29 anos de idade, logo depois da eliminação da seleção japonesa na Copa do Mundo. O nipônico ganhou fama ao atuar no bom time da Roma que se sagrou campeão italiano na temporada 2000/01.
Foto: AFP
16 de 22
O sueco Magnus Norman, rival de Guga na final de Roland Garros de 2000, se aposentou aos 28 anos de idade. De acordo com Norman, a decisão foi tomada por conta da sequência de lesões que o deixou fora das quadras em boa parte do tempo de sua carreira.
Foto: AFP
17 de 22
A tenista russa Anna Kournikova se aposentou do esporte em 2003, com apenas 21 anos de idade. Logo após deixar as quadras para focar na carreira como modelo, ela contou à revista People que a razão era uma lesão severa nas costas, que a impedia até de amarrar o cadarço.
Foto: AFP
18 de 22
O atacante holandês Marco Van Basten teve que pendurar as chuteiras aos 29 anos de idade por conta de lesões nas cartilagens dos tornozelos. Van Basten já tinha em seu currículo três Bolas de Ouro e um título da Eurocopa pela Holanda.
Foto: Reprodução
19 de 22
Detentor de seis títulos de Roland Garros e pentacampeão em Wimbledon, o sueco Bjorn Borg deixou as quadras aos 26 anos de idade. De acordo com ele, a justificativa da precoce aposentadoria foi "não estar mais se divertindo praticando o tênis e não conseguir mais dar tudo de si para o esporte"
Foto: AFP
20 de 22
Rebeca Gusmão, nadadora brasileira, parou com o esporte em 2007, aos 23 anos de idade. O motivo da precoce aposentadoria foi um teste de doping que deu positivo para o uso de anabolizantes. Rebeca foi suspensa pela Federação Internacional de Natação (Fina) e, posteriormente, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou que ela estava proibida de competir novamente.
Foto: Reprodução / Instagram Rebeca Gusmão
21 de 22
O australiano Casey Stoner, que conquistou duas vezes o título da MotoGP, se retirou das pistas após conquistar o bicampeonato, em 2012, quando tinha apenas 26 anos. Segundo o piloto, ele não tinha mais a mesma vontade para competir em alto nível profissionalmente.
Foto: AFP
22 de 22
O lendário jogador de basquete Magic Johnson teve que diminuir sua carreira. Aos 32 anos, ele reportou que iria se afastar das quadras após contrair o vírus HIV.
Foto: Divulgação / Los Angeles