Itália debaterá futuro de técnico Ventura após fracasso nas eliminatórias da Copa

14 nov 2017 - 11h42
(atualizado às 12h40)

A Federação de Futebol da Itália (FIGC) se reunirá na quarta-feira para debater o futuro do técnico Gian Piero Ventura após o fracasso da seleção italiana nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Técnico da seleção italiana, Gian Piero Ventura, durante partida contra a Suécia, em Milão 13/11/2017  REUTERS/Max Rossi
Técnico da seleção italiana, Gian Piero Ventura, durante partida contra a Suécia, em Milão 13/11/2017 REUTERS/Max Rossi
Foto: Reuters

O presidente da FIGC, Carlo Tavecchio, disse que uma "solução conjunta" é necessária após a derrota para a Suécia pelo placar agregado de 1 x 0 na repescagem. A Itália não deixava de se classificar para um Mundial desde 1958.

Publicidade

"Estamos profundamente amargurados e decepcionados com o fracasso em nos classificarmos para a Copa do Mundo, é um fracasso esportivo que precisa de uma solução conjunta", disse Tavecchio em um comunicado da FIGC.

"Por esta razão, convoquei uma reunião amanhã... para realizar uma análise minuciosa e decidir escolhas futuras".

Ventura, cujo contrato foi renovado em agosto para durar até a Euro 2020, se recusou a renunciar logo após o empate sem gols com os suecos na segunda-feira.

O treinador de 69 anos --o mais velho a comandar o time italiano-- foi descrito por Tavecchio como um "mestre do futebol" quando substituiu Antonio Conte depois da Euro 2016, e inicialmente recebeu um contrato de dois anos.

Publicidade

Ventura nunca conquistou nenhum grande título nem treinou um dos gigantes italianos Milan, Inter de Milão ou Juventus, e passou a maior parte da carreira em divisões inferiores, mas tem uma carreira longa no país e a reputação de desenvolver jovens talentos.

Ele também angariou respeito depois de uma passagem de cinco anos pelo Torino durante os quais tirou o clube da segunda divisão e conseguiu vários resultados respeitáveis no meio e na parte superior da tabela do Campeonato Italiano.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se