Após a partida, o técnico do Uruguai precisou explicar a substituição pouco usual de Fernando Muslera no intervalo. Ainda no campo do estádio de Guadalajara, ele demonstrou irritação antes da entrevista à Fifa e pediu agilidade na conversa: "Vamos logo com isso!", disse.
Questionado se havia falado com o goleiro sobre a troca durante o intervalo, o treinador respondeu de forma direta e curta: "Nada".
Na sequência, já na coletiva de imprensa, Bielsa detalhou melhor a decisão e afirmou que a substituição teria sido um pedido do próprio Muslera, em meio ao contexto da partida. Ele também defendeu a escolha e o goleiro, que disputou sua quinta Copa do Mundo pelo Uruguai, a quarta como titular.
O treinador explicou que a decisão de escalar Muslera foi cuidadosamente pensada e baseada em avaliações feitas pela comissão técnica. "Quando eu tomei a decisão de colocar o Muslera, foi uma decisão muito pensada. Fiz todas as avaliações que considerei que eram necessárias", afirmou.
Ele ainda destacou o histórico do goleiro, ressaltando sua experiência e caráter. Segundo o técnico, Muslera vinha de uma temporada positiva e é um jogador de grande personalidade.
Bielsa evitou aprofundar polêmicas sobre a atuação individual no lance que antecedeu a substituição e reforçou que a análise sobre o desempenho do goleiro faz parte de um contexto mais amplo da equipe ao longo da competição. O treinador também indicou que a decisão tomada no intervalo levou em conta o momento emocional da partida e o impacto imediato do gol sofrido.
A partida marcou a eliminação do Uruguai na fase de grupos da Copa do Mundo, repetindo o cenário da edição anterior. No Mundial anterior, a equipe havia somado quatro pontos, enquanto na campanha atual deixou a competição sem vitórias, com dois empates.
O resultado aumentou a frustração do elenco uruguaio, que chegou ao torneio com expectativa de avançar às fases eliminatórias, mas acabou encerrando sua participação de forma precoce.