No Dia do Amigo, destaque para grandes amizades do futebol, como Messi, Suárez e Neymar no "Trio MSN", Ronaldo e Ronaldinho, Xavi e Iniesta, além de outras parcerias dentro e fora dos campos.
Neste domingo, 20 de julho, é celebrado o Dia do Amigo. No futebol, entre os vários jogadores, há sempre uma dupla (ou até um trio) com um laço mais forte, que vai além das “quatro linhas".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A amizade entre Lionel Messi, Luís Suárez e Neymar, por exemplo, é uma das mais marcantes dos últimos anos. No Barcelona, os três formaram um dos grandes trios de ataque do século e popularizaram o 'MSN'.
Ronaldo e Ronaldinho, campeões do mundo pela Seleção Brasileira em 2002, foram companheiros e chegaram a jogar várias vezes contra por clubes, mas a parceria do vestiário se tornou uma amizade para a vida toda.
Confira abaixo mais sobre as maiores amizades do futebol
Trio MSN
A parceria começou em 2014 e durou, dentro de campo, até 2017. Os três anos mágicos de vestiário foram suficientes para unir o trio de sul-americanos. Depois que o trio foi desfeito em campo, Messi e Neymar jogaram juntos no PSG por uma temporada. Este ano, depois de passar pelo Grêmio, Suárez reencontrou o argentino no Inter Miami.
Ronaldo e Ronaldinho
Protagonistas da conquista do Mundial do Brasil em 2002, Ronaldo e Ronaldinho têm uma amizade de mais de 20 anos. Craques e ídolos de uma geração, a relação dos dois vai além do campo, sendo marcada por admiração mútua. Nas palavras de Ronaldo, Ronaldinho é o ‘Bruxo’. Nas de Ronaldinho, Ronaldo é o Fenômeno.
Bebeto e Romário
A amizade entre Romário e Bebeto, uma das maiores duplas da história do futebol brasileiro, estava a abalada por desavença no campo da política, mas foi reatada recentemente. Após desentendimentos, ambos selaram a paz durante uma celebração dos 30 anos do tetracampeonato mundial, com direito a declaração de Romário: "Eu te amo".
Cristiano Ronaldo e Marcelo
Maior artilheiro da história do Real Madrid, o astro Cristiano Ronaldo tem uma linda amizade com o lateral brasileiro Marcelo. Companheiros de time por nove anos, os dois tiveram um início de amizade conturbado. Em entrevista ao programa La Revuelta, citado pelo Mundo Deportivo, o ex-lateral contou que os dois se desentenderam em um jogo entre Brasil e Portugal, antes de se tornarem companheiros no Real Madrid.
Na despedida de Marcelo do Real Madrid, em 2022, Ronaldo publicou nas redes sociais uma mensagem em homenagem ao amigo. O texto estava acompanhado de uma foto de abraço entre os dois. "Mais do que um companheiro de equipe, um irmão que o futebol me deu."
Xavi e Iniesta
Campeões de tudo, parceiros talentosos e amigos. Xavi e Iniesta viveram anos de glórias no Barcelona e na seleção da Espanha. A dupla de meias, além do entrosamento em campo, mostra ter uma forte amizade até hoje.
Neymar e Daniel Alves
Neymar e Daniel Alves são amigos desde os tempos de Barcelona e a ajuda do pai de Neymar após a prisão de Alves foi vital para fortalecer ainda mais essa relação de amizade. O vínculo entre os dois atletas se consolidou tão logo Neymar desembarcou no futebol europeu, tendo pela frente um longo caminho para se firmar ao lado de jogadores que, até então, eram seus ídolos no futebol. Daniel fez o papel do colega mais experiente, uma espécie de figura paterna com influência sobre o craque.
Lewandowski e Reus
A amizade entre Robert Lewandowski e Marco Reus também ultrapassa as quatro linhas. Apesar de suas carreiras terem seguido caminhos separados, com Lewandowski se transferindo para o Bayern de Munique depois de fazer dupla com Reus no Borussia Dortmund, a admiração e respeito mútuo entre os dois jogadores permanecem até os dias atuais.
Rúben Neves e Diego Jota
Rúben Neves era companheiro de Diogo Jota na seleção de Portugal e muito amigo. Recentemente, Jota morreu em um acidente de carro em Zamora, no norte da Espanha, ao lado do seu irmão, André Silva, de 25 anos. Antes da bola rolar para o jogo entre Fluminense e Al-Hilal, pelas quartas de final do Mundial de Clubes, uma homenagem foi prestada aos jogadores. Rúben Neves, do Al-Hilal, se emocionou e acabou chorando.
Washington e Assis
A amizade do Casal 20, que marcou para sempre a história do Fluminense, também vai além do campo. Os dois jogadores, que faleceram em 2014 com uma diferença de seis semanas um do outro, atuaram juntos pela primeira vez no Internacional, em 1981. Foram, ao todo, mais de 30 anos de amizade.
David Luiz e Thiago Silva
Atuando atualmente no futebol brasileiro depois de carreiras de sucesso pela Europa, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz têm uma amizade longa, vitoriosa e extremamente consolidada, que foi estimulada pelos anos da dupla na Seleção Brasileira e também no Paris Saint-Germain.