Torcedores do Japão mantêm tradição em Copas, recolhem lixo e deixam arquibancadas limpas

'Respeito pelos jogadores, pelos colabores e também pelo estádio', afirma torcedora ao limpar ambiente

14 jun 2026 - 22h17
(atualizado às 22h31)

Uma cena clássica de respeito e disciplina tomou conta do duelo entre Holanda e Japão após o apito final. Torcedores japoneses foram filmados recolhendo lixo das arquibancadas após o empate em 2 a 2 pela Copa do Mundo.

Publicidade

O vídeo foi publicado no perfil oficial da Fifa no X (antigo Twitter). Na gravação, é possível ver desde crianças até adultos participando da conscientização ambiental.

"Assim é a cultura", disse uma torcedora no vídeo. "Mas é como um respeito para com todas as coisas. Respeito pelos jogadores, pelos colabores e também pelo estádio. Somos honrados por estarmos aqui, então não queremos fazer uma bagunça e deixá-la aqui. Essa é a razão pela qual fazemos isso."

O jogo entre Holanda e Japão foi realizado no AT&T Stadium, em Arlington (EUA). A equipe asiática volta a jogar no próximo domingo, dia 21, contra a Tunísia, no Estádio de Monterrey, no México.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações