Quem é o técnico espanhol que prometeu doar metade do salário após derrota

Robert Moreno trabalhou por muitos anos com Luis Enrique, atual comandante do PSG, e já chegou a ser treinador da seleção espanhola

28 jul 2025 - 15h31
(atualizado às 15h54)
Resumo
Robert Moreno, técnico do FC Sochi, prometeu doar metade do salário após derrota de 4 a 0, é conhecido por trabalhar com Luis Enrique e ter dirigido a seleção espanhola, além de passagens por clubes como Mônaco e Granada.
Robert Moreno foi treinador da seleção espanhola em 2019
Robert Moreno foi treinador da seleção espanhola em 2019
Foto: Getty Images

A declaração de Robert Moreno, técnico espanhol do FC Sochi, após sua equipe ser goleada por 4 a 0 pelo Akron, em casa, no último sábado (26), pela segunda rodada da Premier League Russa, chamou a atenção. Na ocasião, o treinador, revoltado, chegou a dizer que 'doaria metade de seu salário' por estar envergonhado com a atuação de seus comandados. 

"É vergonhoso e desonroso. Sinto-me envergonhado como nunca antes na minha carreira de treinador. Quero pedir desculpas ao clube, à comissão técnica, à diretoria e, acima de tudo, à nossa torcida (...) Os últimos dez minutos da última partida e os primeiros dez desta foram uma vergonha. Não merecemos o dinheiro que recebemos. O elenco deve contribuir com pelo menos metade do seu salário. Vou doar metade do meu salário. Se não for possível por contrato, doarei mesmo assim. Não merecemos esse dinheiro", disparou.

Publicidade

Mas a pergunta que muitos devem estar se fazendo, é: quem é Robert Moreno?

Aos 47 anos, ele iniciou sua carreira de treinador em 2003, sendo um dos mais novos a atuar na profissão em toda a Catalunha. Entre equipes de base e profissionais, Moreno esteve à frente do PB Collblanc e do Castelldefels, até que na temporada 2010/2011 foi trabalhar como olheiro no Barcelona. 

Na sequência, ocupou o cargo de assistente técnico de Luis Enrique na Roma, em 2011/2012, o acompanhou no Celta em 2013/2014 e novamente no Barcelona em 2014/2017. No ano seguinte, o profissional seguiu sendo o braço direito de Luis Enrique, mas na Seleção Espanhola. 

Após Luis Enrique pedir afastamento do cargo para tratar de questões pessoais, Moreno comandou interinamente a equipe em três partidas, até que foi efetivado. Esteve invicto no comando da Fúria e conseguiu classificação para a Euro 2020, mas renunciou ao posto cinco meses depois e foi substituído pelo antecessor, Luís Enrique. Na ocasião, o atual técnico do PSG declarou que Moreno era 'ambicioso demais e desleal' por querer comandar a Espanha na Euro 2020. 

Passou ainda pelo Mônaco, da França, em 2019, e pelo Granada, da Espanha, em 2021. Chegou ao FC Sochi em dezembro de 2023 e viu o clube ser rebaixado em maio de 2024. Ainda assim, o treinador e a diretoria estenderam o contrato por mais três temporadas e o Sochi retornou à elite no ano posterior. 

O 2025/26 do Sochi, no entanto, começou de maneira terrível: 3 a 0 para o Lokomotiv Moscou na estreia da Premier League Russa, e 4 a 0 para o Akron na segunda rodada. Até o momento, o comandante espanhol, que demonstrou estar furioso com o desempenho em campo, está mantido no cargo.

Robert Moreno ficou revoltado com desempenho de sua equipe e prometeu doar salário
Foto: Imago
Fonte: Redação Terra
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações