Vagas do México na Libertadores ficam com Brasil e Argentina

6 dez 2016 - 17h40
(atualizado às 17h46)

A Conmebol anunciou nesta terça-feira mais uma mudança na Copa Libertadores de 2017. Agora, a competição terá 47 clubes, e as vagas diretas das equipes mexicanas ficarão com Brasil e Argentina. Com isso, o Atlético-MG, quarto colocado do Campeonato Brasileiro, não precisará disputar as fases preliminares.

Foto: Getty Images

Com isso, o Brasil terá cinco representantes na fase de grupos da Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Santos, Atlético, Chapecoense e o campeão da Copa do Brasil. Se o Grêmio confirmar o título, fica com a vaga. Se o Galo conseguir a virada, abre-se uma vaga para o quinto colocado do Brasileirão (atualmente, o Atlético-PR).

Publicidade

A saída dos mexicanos da competição por não concordarem com o novo formato da competição, que será disputada de fevereiro até novembro, também beneficiou os clubes argentinos. A outra vaga do México ficará com o vencedor da Copa da Argentina - River Plate e Rosario Central estão na decisão.

Os novos seis integrantes da Libertadores sairão da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela - um time para cada país. Essas equipes jogarão entre si uma fase anterior às preliminares da competição (pré-prévias), classificando três delas à primeira fase "pré-Libertadores". Para chegar à fase de grupos, os clubes terão de passar por outras duas fases preliminares.

Confira as vagas que cada país terá direito na Copa Libertadores de 2017:

Brasil (8)

Publicidade

Argentina (6)

Colômbia (5)

Chile (4)

Uruguai (4)

Bolívia (4)

Equador (4)

Venezuela (4)

Peru (4)

Publicidade

Paraguai (4)

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se