Fora de casa, Católica vence o Juventud na Libertadores

Equatorianos podem empatar em seus domínios que se garantem na sequência do torneio continental

5 fev 2026 - 23h36
Confronto no mítico Centenario terminou sem gols na etapa inicial –
Confronto no mítico Centenario terminou sem gols na etapa inicial –
Foto: Divulgação / Club Atlético Juventud / Jogada10

A Universidad Católica largou na frente do Juventud em confronto pela primeira fase eliminatória da Libertadores. Nesta quinta-feira (5), a equipe de Quito foi pressionada a maior parte do jogo que ocorreu no Estádio Centenario, em Montevidéu. Contudo, graças a bola aérea, saiu com a vitória por 1 a 0 e o direito de empatar no duelo de volta, na próxima quinta-feira (12), para seguir adiante na competição continental.

Sem gols na etapa inicial, mas não faltaram chances…

Apesar das dificuldades na construção de jogadas com troca de passes, os donos da casa tiveram volume e oportunidades para abrir a conta em solo uruguaio, parando no arqueiro Rafael Romo.

Publicidade

Por sua vez, a equipe equatoriana buscava explorar os contra-ataques onde um deles teve o zagueiro Ángel Morosini cortando a bola com o braço, penalidade marcada pela arbitragem do boliviano Gery Vargas. Porém, na batida, o panamenho José Fajardo tirou tanto do alcance do goleiro Sebastián Sosa que acabou mandando pela linha de fundo.

Confronto no mítico Centenario terminou sem gols na etapa inicial –
Foto: Divulgação / Club Atlético Juventud / Jogada10

Pelo alto, placar aberto na capital do Uruguai

Diante da dificuldade em se fazer presente no plano ofensivo, foi na bola aérea que a Universidad Católica conseguiu pular na frente do marcador. Isso com somente dois minutos do tempo complementar. Em batida de escanteio feita por Mauro Díaz, o zagueiro venezuelano Jhon Chancellor cabeceou no canto oposto de Sosa, vendo a pelota tocar na trave antes de entrar.

Pressão sem resultado prático

Imediatamente após abrir a contagem fora de casa, os visitantes recuaram as linhas e viram o Juventud seguir na sua toada de buscar o gol a todo custo. Mesmo que, na maioria das oportunidades, de maneira mais afobada do que organizada.

Assim, apesar do volume que totalizou 16 finalizações (sete delas na direção do gol defendido por Romo), o apito derradeiro de Gery Vargas determinou a vitória dos visitantes no Centenario.

Publicidade

JUVENTUD x UNIVERSIDAD CATÓLICA

Libertadores 2026 - Primeira fase eliminatória (Jogo de ida)

Data e horário: 5/2/2026 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)

Local: Centenario, em Montevidéu (URU)

Gols: Chancellor (2'/2°T) (0-1)

JUVENTUD: Sosa; Barrandeguy, Morosini, Pernicone e Más; Peralta, Chagas, Roldán (Gómez, 44'/2°T) e Sánchez (Lago, 20'/2°T); Larregui (Mimbacas, 20'/2°T) e Alaníz. Técnico: Sebastiáin Méndez.

UNIVERSIDAD CATÓLICA: Romo; Anangonó, Cangá, Chancellor e Valencia; Rose (Alonso, 31'/2°T), Clavijo, Caccabue e Mejia (Diego Palacios, 40'/2°T); Diaz (Medina, 40'/2°T) e Fajardo (Byron Palacios, 40'/2°T). Técnico: Diego Martínez.

Publicidade

Árbitro: Gery Vargas (BOL)

Assistentes: José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)

VAR: José Justiniano (BOL)

Cartões amarelos: Roldán (JUV); Mejía, Clavijo, Cacciabue (CAT) 

Cartões vermelhos: -

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações