Portugal tenta evitar gancho pesado para ter CR7 na estreia na Copa de 2026

Federação prepara defesa formal à Fifa para garantir que o camisa 7 cumpra apenas um jogo de punição após expulsão contra a Irlanda

15 nov 2025 - 10h45
(atualizado às 12h30)

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu agir para impedir que Cristiano Ronaldo fique fora da estreia de Portugal na Copa do Mundo de 2026. A entidade vai apresentar uma defesa formal à Fifa com o objetivo de limitar a punição do atacante a um único jogo, após a expulsão na partida contra a Irlanda.

O movimento ocorre porque Portugal pode confirmar a classificação já neste domingo (16), diante da Armênia, no Estádio do Dragão. Com isso, o próximo compromisso oficial da equipe seria apenas o primeiro confronto do Mundial. Assim, qualquer suspensão superior a uma partida tiraria Ronaldo do início da competição.

Publicidade

A FPF montou uma defesa baseada em três pontos centrais. Primeiro, o clima de pressão criado pelo técnico irlandês antes do duelo. Depois, o entendimento de que o lance não teve caráter violento. Por fim, o histórico disciplinar do atacante, que jamais havia sido expulso nas 225 partidas disputadas pela Seleção.

A Fifa já notificou a federação sobre a abertura do processo disciplinar. Ronaldo recebeu vermelho direto ao acertar o zagueiro Dara O'Shea com o braço, durante o segundo tempo da derrota por 2 a 0, em Dublin.

- Charles McQuillan/Getty Images - Legenda: Cristiano Ronaldo foi expulso contra a Irlanda, pelas Eliminatórias
- Charles McQuillan/Getty Images - Legenda: Cristiano Ronaldo foi expulso contra a Irlanda, pelas Eliminatórias
Foto: Jogada10

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se