O novo presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Giovanni Malagò, evitou antecipar qualquer decisão sobre o futuro comando da seleção italiana. Em sua primeira coletiva após ser eleito, o dirigente afirmou que ainda não iniciou conversas com possíveis candidatos ao cargo de treinador da Azzurra.
A Itália busca reconstruir o futebol nacional depois de ficar fora da Copa do Mundo pela terceira edição consecutiva. Desde a saída de Gennaro Gattuso, a equipe vem sendo comandada de forma interina por Silvio Baldini.
Aos 67 anos, Malagò foi escolhido para liderar a federação e falou sobre os primeiros passos no novo trabalho. Segundo ele, a prioridade inicial será entender a situação interna antes de definir o novo comandante da seleção.
"Ainda não falei com ninguém. Estamos começando a entender a situação, pensando um pouco sobre isso. Precisaremos conversar, analisar o balanço orçamentário", declarou o dirigente.
Mancini e Conte no páreo?
Segundo rumores que percorrem a mídia italiana, alguns nomes aparecem como possíveis opções para assumir a Itália. Roberto Mancini, campeão da Eurocopa em 2021, e Antonio Conte, que comandou a Azzurra entre 2014 e 2016, são citados pela imprensa italiana como candidatos. Massimiliano Allegri, recentemente demitido do Milan, também é especulado.
Além da escolha do novo treinador, Malagò afirmou que sua principal missão neste início de gestão será fortalecer a estrutura da própria federação. O dirigente destacou que o projeto técnico da seleção será tratado posteriormente.
"Consolidar a equipe" da FIGC será a prioridade inicial, segundo Malagò, que também pretende retomar o diálogo com setores políticos do país. O presidente já tem uma reunião marcada com o ministro dos Esportes da Itália, Andrea Abodi, para a próxima sexta-feira (26). "Parabéns e bom trabalho a Malagò, com quem me encontrarei nos próximos dias", afirmou Abodi após a eleição do novo presidente.