Goleiro confessa tentativa de arranjo, e Napoli pode perder vaga europeia

30 mai 2012 - 11h36

O escândalo de apostas e manipulação de resultados segue tendo novidades na Itália. Nesta quarta-feira, os jornais La Repubblica e La Gazzetta dello Sport destacam a possibilidade de o Napoli ser punido com a perda da vaga conquistada na próxima Liga Europa em virtude da confissão feita pelo ex-goleiro da equipe Matteo Gianello.

» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa

Gianello, 36 anos e atualmente desempregado, era o terceiro goleiro do Napoli quando disse ter tentado manipular o resultado da partida contra a Sampdoria, fora de casa, em 16 de maio de 2010, pelo Campeonato Italiano. Segundo afirmou a magistrados de Nápoles, o atleta ofereceu a dois companheiros de time, os defensores Paolo Cannavaro e Gianluca Grava, a possibilidade de ganhar "algumas dezenas de milhares de euros" desde que contribuíssem para perder o jogo.

Gianello relatou ter agido a pedido de Silvio Giusti, ex-volante do Chievo, e de outras pessoas não identificadas. Tanto Cannavaro quanto Grava, que ainda defendem o Napoli, negam ter recebido a oferta ilícita.

De acordo com a procuradoria, ao final a proposta não foi aceita e a partida se desenvolveu regularmente, com vitória da Sampdoria por 1 a 0 na última rodada daquela temporada - o resultado conquistado em Gênova garantiu o time da casa na quarta posição do campeonato, ficando com a última vaga disponível para a Itália na Liga dos Campeões da Europa.

Ainda que não tenham acatado a proposta, segundo informa o jornal La Repubblica, Cannavaro e Grava poderiam ser suspensos por omissão de denúncia.

De acordo com o diário, o Napoli se diz tranquilo quanto à questão. Conforme explica a Gazzetta dello Sport, o clube "tem responsabilidade objetiva" e corre risco de punição pois havia inscrito Gianello na competição. Até aqui, as investigações não dão conta de que houvesse o envolvimento de outro jogador do time, além do goleiro, na tentativa de manipulação.

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Classificado para a próxima Liga Europa, Napoli poderia perder vaga por tentativa de manipulação
Classificado para a próxima Liga Europa, Napoli poderia perder vaga por tentativa de manipulação
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações