Irlanda surpreende Alemanha e derrota campeões do mundo em Dublin

8 out 2015 - 18h12
(atualizado às 18h39)

A Irlanda surpreendeu a Alemanha e venceu os campeões do mundo por 1 a 0, nesta quinta-feira, em Dublin, pela nona rodada do Grupo D das Eliminatórias da Eurocopa de 2016. Com o resultado, os irlandeses ultrapassaram a Polônia, que empatou com a Escócia, e assumiram a segunda colocação do grupo. Os germânicos, mesmo com a derrota, permaneceram na liderança da chave, com 19 pontos.

No próximo domingo, a Alemanha recebe a Geórgia, às 15h45 (de Brasília), para assegurar a primeira posição do grupo e a classificação para o principal torneio europeu de seleções. Já a Irlanda terá um confronto direto com a Polônia, fora de casa, no mesmo dia e horário. Em caso de empate ou vitória, os irlandeses se garantem diretamente na Eurocopa. Em caso de derrota, a Polônia é que se classifica imediatamente.

Publicidade

O jogo – A Alemanha começou controlando a partida, mantendo a posse da bola. Boateng teve a primeira chance, aos sete minutos, após cobrança de escanteio. O zagueiro apareceu livre na área para cabecear, mas mandou por cima do gol. Os alemães pressionavam e acuavam a Irlanda no campo de defesa. Gündogan e Özil também tiveram chances, mas foram bloqueados no momento da finalização.

Aos 18 minutos, a Alemanha teve um gol anulado. Özil recebeu na área e desviou para o fundo das redes, porém estava em posição irregular. Os irlandeses se fechavam na defesa e não davam espaços para os alemães, que tocavam a bola de um lado para o outro. A única vez que a Irlanda levou perigo no primeiro tempo foi aos 32 minutos, quando Walters acertou a rede do lado de fora do gol de Neuer. No final da etapa inicial, Özil apareceu novamente. O camisa 8 alemão recebeu cruzamento rasteiro e pegou de primeira, assustando o goleiro Given.

No segundo tempo, a Alemanha manteve a postura do início do jogo. Aos nove minutos, Schürrle recebeu na área irlandesa e chutou, mas errou o alvo. A Irlanda respondeu aos 19, com Murphy, mas o atacante também errou a finalização. Surpreendentemente, os irlandeses abriram o placar, com Shane Long, aos 24 minutos. Após chutão de Randolph para frente, o camisa 9 irlandês aproveitou bobeira da zaga alemã, invadiu a área e chutou forte cruzado, sem chances para Neuer.

Em desvantagem no marcador, a Alemanha foi toda para cima. Hummels quase empatou de cabeça, após cobrança de escanteio de Reus. Müller também teve chance de marcar, mas, na marca do pênalti, errou o gol. Os germânicos se mandavam para o ataque e os irlandeses se fechavam na defesa. A retranca da Irlanda deu certo e o time conseguiu segurar o ímpeto alemão, garantindo a vitória sobre os campeões do mundo.

Publicidade

Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016:

Geórgia 4 x 0 Gibraltar

Albânia 0 x 2 Sérvia

Escócia 2 x 2 Polônia

Hungria 2 x 1 Ilhas Faroe

Irlanda 1 x 0 Alemanha

Irlanda do Norte 3 x 1 Grécia

Portugal 1 x 0 Dinamarca

Publicidade

Romênia 1 x 1 Finlândia

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações