Messi ajuda em reconstrução de região destruída por incêndios e recebe homenagem

Contribuição ajudará a reconstrução da Sierra Oeste, região atingida por um dos maiores incêndios registrados no país nas últimas semanas

4 ago 2026 - 10h58
(atualizado às 10h58)
Incêndios florestais na Espanha –
Incêndios florestais na Espanha –
Foto: Reprodução / Redes sociais / Jogada10

Lionel Messi emocionou a Comunidade de Madri com uma doação de 80 mil euros (R$ 469,4 mil) para ajudar na reconstrução da Sierra Oeste de Madri. Trata-se de uma das áreas mais atingidas pelos incêndios que devastaram parte do centro da Espanha. Em gesto confirmado pela presidente da região autônoma e uniprovincial, Isabel Díaz Ayuso, o astro argentino ganhou reconhecimento público pelas redes sociais, onde a mandatária agradeceu ao camisa 10 pelo ato.

"Quero agradecer e dizer que o povo de Madri espera recebê-lo de volta em breve para lhe dar os aplausos que você merece", afirmou Díaz Ayuso.

Publicidade

A doação de Messi ocorre no momento em que o governo regional tenta acelerar a recuperação da área devastada pelo fogo. Na semana passada, durante uma reunião extraordinária do Conselho Administrativo nos Correios Reais, Ayuso anunciou 58 medidas para reconstruir a região o mais rápido possível. A corrida contra o tempo visa reerguer a maior parte possível da zona.

O incêndio na Sierra Oeste havia destruído 100 casas e consumido 27 mil hectares até o fim de julho, segundo registros do governo regional.

Agradecimento a Messi

Incêndios na Espanha

O avanço das chamas também atingiu as regiões de Ávila e Toledo, que, juntas, as três regiões somaram mais de 70 mil hectares queimados na última semana. A agência de notícias EFE informou ainda que outros países europeus registraram incêndios semelhantes, entre eles França e Grécia.

A situação atual, porém, traz mais tranquilidade. Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior da Espanha, informou que os incêndios estão "tecnicamente estabilizados" e há redução no nível de gravidade das ocorrências. Em Madri e Ávila, por exemplo, os incidentes caíram de três para dois, saindo do estado de emergência nacional decretado na última semana.

Publicidade
Incêndios florestais na Espanha –
Foto: Reprodução / Redes sociais / Jogada10

Seguindo a estimativa da União Europeia, cerca de 435 mil hectares acabaram queimados neste ano na Europa Ocidental. Uma área equivalente a aproximadamente três vezes o território da cidade de São Paulo, para se ter uma ideia. Só na última semana, cerca de 300 mil pessoas deixaram suas casas na França e na Espanha.

Especialistas atribuem a dificuldade no combate ao fogo à combinação de longos períodos de seca, temperaturas elevadas e ventos fortes. Eles também alertam para as chamadas nuvens de fogo, formadas pelo calor intenso das queimadas e capazes de produzir raios e rajadas de vento que favorecem novos focos. Nas áreas próximas às chamas, a temperatura pode variar entre 200 °C e 300 °C.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações