Barcelona se garante no mata-mata da Liga dos Campeões e Lukaku sofre com racismo

Atacante belga foi vítima de ofensas racistas proferidas por torcedores do Slavia Praga

28 nov 2019 - 09h59
(atualizado às 09h59)

O Barcelona conquistou nesta quarta-feira sua classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa a uma rodada do fim da fase de grupos da maior competição de clubes do planeta. A vaga foi garantida com a vitória por 3 a 1 sobre o Borussia Dortmund, no Camp Nou, com mais uma atuação brilhante de Lionel Messi.

O triunfo levou os espanhóis a 11 pontos no Grupo F do torneio. Como Dortmund e Inter de Milão, os vice-líderes, estão empatados com sete, o Barcelona já sabe que vai avançar ao mata-mata na condição de primeiro colocado da chave. Na vitória da Inter por 3 a 1 sobre o Slavia Praga, na República Checa, o atacante belga Romelu Lukaku foi vítima de ofensas racistas proferidas por torcedores da equipe local.

Publicidade

Na última rodada, a Inter vai receber o Barcelona e se classificará em segundo lugar se vencer. Ao Dortmund resta derrotar o Slavia Praga, na Alemanha, e torcer por um tropeço dos italianos em Milão.

O Dortmund perdeu uma grande chance de gol logo no início da partida, mas depois disso o Barcelona foi soberano. Aos 21 minutos, Messi deixou Luis Suárez na cara do gol, o uruguaio não falhou, mas o tento foi anulado por impedimento. Oito minutos depois, porém, não teve jeito: de novo Suárez marcou após receber um grande passe de Messi, e desta vez sua posição era legal.

Não demorou muito para o Barcelona aumentar sua vantagem. Aos 33, a defesa alemã perdeu a bola tolamente e Messi castigou o adversário sem qualquer piedade, marcando o segundo gol com um firme chute cruzado. O Borussia Dortmund tornou-se, assim, o 34.º time a levar um gol do argentino na Liga dos Campeões.

O cenário não mudou depois do intervalo, já que o Dortmund não era capaz de incomodar os donos da casa. Aos 22 minutos, Griezmann, que começou o jogo no banco de reservas e substituiu o machucado Dembelé, marcou o terceiro com um chute cruzado de canhota. A assistência, é claro, foi de Messi.

Publicidade

Aos 32 minutos, depois de o craque argentino cobrar uma falta no travessão, os alemães diminuíram sua desvantagem com um gol do atacante inglês Jadon Sancho. Nada, porém, capaz de ameaçar a vitória do Barcelona.

RACISMO EM PRAGA

Depois de marcar um gol na partida contra o Slavia, Lukaku comemorou colocando a mão no ouvido e olhando para as arquibancadas do estádio, como uma resposta às ofensas racistas que havia recebido antes de balançar as redes. Nesta temporada, o jogador já havia sido vítima de racismo em um jogo contra o Cagliari, pelo Campeonato Italiano.

Esse gol do belga, porém, acabou sendo anulado de uma forma inusitada: o VAR apontou um pênalti para o Slavia na jogada imediatamente anterior. Com isso, o time da casa, que àquela altura perdia por 1 a 0, empatou a partida.

Mais tarde, Lukaku voltou a marcar, desta vez sem anulação. E o belga, que teve ótima atuação, deu assistências para os outros dois gols da Inter, ambos marcados pelo argentino Lautaro Martínez.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se