Com Raphinha inspirado, Barcelona vence o Alavés e é líder provisório do Espanhol

Brasileiro dá duas assistências para os gols do aniversariante Barça no triunfo por 3 a 1. Time pula para 1º, mas Real pode ultrapassá-lo

29 nov 2025 - 14h15
(atualizado às 14h15)
Dani Olmo (na frente) ceelebra o seu gol, o segundo do Barcelona sobre o Alavés
Dani Olmo (na frente) ceelebra o seu gol, o segundo do Barcelona sobre o Alavés
Foto:   David Ramos/Getty Images / Jogada10

No jogo que marcou a volta de Raphinha ao time titular, o Barcelona venceu o Alavés pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol, por 3 a 1. O duelo ocorreu no reformulado Camp Nou. O Alavés surpreendeu com um gol antes do primeiro minuto, com Ibáñez. Mas o Barça virou ainda no primeiro tempo com Lamine Yamal e Dani Olmo, ambos em assistências de Raphinha, que jogou com a faca entre os dentes para mostrar que merece uma vaga de titular no time de Hansi Flick após se recuperar de uma lesão na coxa direita e ficar no banco nos dois últimos jogos. E fez a alegria da torcida no aniversário do clube, que completou 126 anos (foi fundado em 29/11/1899). Na etapa final, Olmo marcou mais um.

Para o Barcelona, a vitória o colocou na liderança provisória do Espanhol, com 34 pontos. Porém, o time ainda pode perder o primeiro lugar para o Real Madrid, que tem 32 pontos e ainda joga neste domingo, fora de casa, contra o Girona. Já os bascos do Alavés seguem com 15 pontos, no meio da tabela.

Publicidade
Dani Olmo (na frente) ceelebra o seu gol, o segundo do Barcelona sobre o Alavés
Foto:   David Ramos/Getty Images / Jogada10

Como foi a vitória do Barcelona

Logo aos 45 segundos, após o Alavés ganhar um escanteio, a cobrança teve a zaga do Barça errando ao rechaçar, e a bola sobrou para ser empurrada para o gol. Porém, não muito tempo depois, aos oito minutos, Lamine Yamal deixou tudo igual ao concluir cruzamento de Raphinha. Além disso, aos 26 minutos, após nova jogada e assistência de Raphinha, saiu o segundo gol. O brasileiro apareceu pela esquerda e cruzou para a conclusão precisa de Dani Olmo.

O jogo seguiu animado, pois o Alavés, mesmo com pouca posse de bola (38%), conseguindo encaixar alguns bons ataques. Tanto que obteve, no primeiro tempo, cinco finalizações, número não muito distante do Barça, que teve oito.

No segundo tempo a coisa mudou. Afinal, o Barcelona teve total imposição ofensiva diante de um fechado Alavés, que nem mesmo contra-ataques conseguia encaixar. Assim, o Barcelona teve várias chances para ampliar. As melhores: um chute de Lamine Yamal, de fora da área, que passou raspando. Da mesma forma, ocorreu num chute rasteiro e colocado de Olmo que raspou a trave direita do goleiro Sivera. Somente depois dos 30 minutos o Alavés conseguiu entrar no jogo e até assustar a defesa do Barça, que naquela altura já não tinha Raphinha (saiu para a entrada de Ferrán Torres). Mas não adiantou pressionar. Não conseguiu o empate.  Pior: levou o terceiro gol no fim dos acréscimos, quando Dani Olmo triangulou com Lamine Yamal e, livre na área, chutou para fechar o placar.

Jogos da 14ªrodada do Campeonato Espanhol

Sexta-feira (28/11)

Publicidade

Getafe 1×0 Elche

Sábado (29/11)

Mallorca 2×2 Osasuna

Barcelona 3×1 Alavés

Levante x Bilbao - 14h30

Atlético de Madrid x Oviedo - 17h

Domingo (30/11)

Real Sociedad x Villareal - 10h

Publicidade

Sevilla x Betis - 12h15

Celtax Espanyol - 14h30

Girona x Real Madrid - 17h

Segunda-feira (1/12)

Rayo Vallecano x Valencia - 17h

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se