São Paulo empata com o Corinthians e conquista inédito Brasileirão feminino num MorumBis lotado

Time tricolor leva a melhor no placar agregado por vencer o jogo de ida na Neo Química Arena e põe fim à hegemonia das 'Brabas'; CBF considera apenas títulos no novo formato, iniciado em 2013

3 out 2026 - 18h44
(atualizado às 18h51)
Resumo
O São Paulo conquistou o inédito título do Brasileirão Feminino ao empatar por 1 a 1 com o Corinthians no MorumBis, garantindo 3 a 2 no placar agregado. Bia Menezes marcou para as são-paulinas e Juliete igualou após falha da goleira Carlinha, que se redimiu ao defender um pênalti no segundo tempo. A decisão registrou um público recorde de 49.405 torcedores, a maior marca da história do futebol feminino de clubes na América do Sul, encerrando a sequência de seis títulos do rival.

O São Paulo é o mais novo campeão do Brasileirão feminino. Num lindo MorumBis lotado, o time tricolor segurou empate em 1 a 1 (3 a 2 no agregado) com o Corinthians neste sábado, dia 3, e levantou o título pela primeira vez na derradeira partida da competição. Bia Menezes e Juliete marcaram para as equipes, enquanto a goleira Carlinha se redimiu após entregar gol bobo às 'Brabas'.

Publicidade

O Corinthians tinha uma missão indigesta. Nunca havia perdido um jogo de ida da final. E a inédita derrota custou caro. Correr atrás do resultado foi muito difícil, ainda mais diante de um São Paulo que se impôs em boa parte da primeira etapa. Foram poucos os lampejos alvinegros, com destaque para o gol, que saiu apenas por erro de Carlinha.

Do outro lado as mandantes que, mesmo com a mínima vantagem, não quiseram saber de 'sentar' sobre o regulamento, sufocando o Corinthians por bons minutos. O técnico Thiago Viana repetiu o time que venceu na Neo Química Arena e, com o apoio unânime da torcida, não esperou para subir ao ataque e conquistar o primeiro escanteio do duelo.

De tanto insistir e quando era melhor no jogo, a equipe tricolor abriu o placar aos 10 minutos. Aline Milene ficou com o rebote no meio de campo e achou Bia Menezes pela beirada. A lateral-esquerda invadiu a área e chutou forte. A goleira Nicole aceitou e a bola dormiu no fundo das redes.

O gol esquentou a partida e logo saiu o primeiro amarelo, quando Belén Aquino interrompeu um contra-ataque tricolor. E, quando o Corinthians menos esperava, aos 18 minutos, Carlinha deu um presente para Juliete num erro bobo, em que a corintiana quase nada precisou fazer para igualar o marcador.

Publicidade

O São Paulo chegou a fazer o segundo aos 22 minutos, de cabeça, com Giovanna Crivelari. Mas a atacante estava impedida. O Corinthians melhorou nos minutos finais do primeiro tempo, mas não conseguiu reverter o placar.

Na volta dos vestiários, Emily Lima foi para o tudo ou nada e promoveu duas alterações no seu time: Jaque Ribeiro e Gisela Robledo nos lugares de Vic Albuquerque e Gi Fernandes, respectivamente. E, de fato, o Corinthians voltou melhor e começou a incomodar mais o São Paulo.

O momento mais emocionante aconteceu aos 19, quando a árbitra Daiane Muniz foi ao VAR e assinalou pênalti no puxão de Robinha em Érika dentro da área. Na cobrança, Gabi Zanotti chutou fraco e rasteiro, e Carlinha fez boa defesa, incendiando a massiva torcida tricolor.

Apostando no jogo individual, o Corinthians começou a sentir a pressão. O coletivo foi deixado de lado e Carlinha começou a trabalhar enquanto as visitantes aumentavam o volume de finalizações, quase todas elas sem grandes perigos.

Publicidade

O jogo ficou lá e cá. O São Paulo avançou e começou a incomodar a goleira Nicole, que quase entregou a bola para as são-paulinas aos 39 minutos. Ao todo, nove sofridos minutos foram adicionados, o que apenas prorrogou a tristeza corintiana e adiou a festa são-paulina.

Festa tricolor e recorde

O MorumBis estava lindo e o São Paulo anunciou antecipadamente que 44.530 ingressos haviam sido vendidos antecipadamente. Porém, mais do que isso foi registrado. Segundo a organização, 49.405 torcedores foram ao estádio, o que representa o maior público da história do futebol feminino de clubes no Brasil e na América do Sul.

O número anterior também era entre os clubes, na final de 2024, com 44.529 torcedores na Neo Química Arena.

Foi feita uma verdadeira festa tricolor para abraçar o futebol feminino no estádio paulista, onde horas antes, pelo Brasileirão masculino, o São Paulo caiu diante do Santos por 2 a 1.

A CBF considera apenas os títulos conquistados de 2013 para cá, quando o formato da competição mudou. Portanto, é possível afirmar que este é o primeiro título do São Paulo, que foi vice em 2024. Levando em conta o título em 1997, é possível dizer que este é o segundo título nacional tricolor.

Publicidade

Derrota sofrida

O último final de semana marcou o primeiro revés das 'Brabas' na Neo Química Arena depois de 33 jogos. Com o tropeço, o retrospecto agora é de: 29 vitórias, três igualdades e uma derrota.

O Corinthians fez a 10ª final seguida, sendo seis títulos conquistados de forma consecutiva (de 2020 a 2025). Foram apenas três derrotas em finais na história da equipe: em 2017, quando foi vice e caiu nos dois duelos diante do Santos. O Corinthians também foi vice em 2019, quando empatou duas vezes com a Ferroviária e levou a pior nos pênaltis.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 x 1 CORINTHIANS

  • SÃO PAULO - Carlinha; Duda Serrana, Bruna Calderan, Tayla, Carol Gil e Bia Menezes (Rafa Soares); Robinha (Clara), Karla Alves e Aline Milene (Kesia Senna); Isa Guimarães (Maricel Pereyra) e Giovanna Crivelari (Mylena Carioca). Técnico: Thiago Viana.
  • CORINTHIANS - Nicole; Thaís Regina, Thaís Ferreira e Érika (Letícia Monteiro); Gi Fernandes (Gisela Robledo), Duda Sampaio, Vic Albuquerque (Jaque Ribeiro), Belén Aquino (Ariel Godoi) e Juliete; Gabi Zanotti e Jhonson (Andressa Alves). Técnica: Emily Lima.
  • GOLS - Bia Menezes, aos 10, Juliete aos 18 minutos do primeiro tempo.
  • CARTÕES AMARELOS - Belén Aquino, Érika, Jaque Ribeiro (COR); Bia Menezes, Robinha, Karla Alves (SAO).
  • ÁRBITRA - Daiane Caroline Muniz dos Santos.
  • PÚBLICO - 49.405 torcedores.
  • RENDA - Não divulgada.
  • LOCAL - Estádio MorumBis (SP).
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se