Janela de transferências europeia movimentou R$ 17 bilhões

Cristiano Ronaldo (Juventus) e Alisson (Liverpool) contribuíram para o novo recorde, segundo estudo da Fifa

12 set 2018 - 14h41
(atualizado às 15h03)

Cristiano Ronaldo na Juventus, Alisson no Liverpool, Thomas Lemar no Atlético de Madrid, Jorginho no Chelsea… A última janela de transferências do futebol europeu, diante de tantos nomes de peso, bateu novo recorde: 4 bilhões e 210 milhões de dólares (mais de R$ 17 bilhões na cotação atual), segundo estudo divulgado pela Fifa nesta quarta-feira (12).

Juventus ajudou a quebrar recorde com a contratação de Cristiano Ronaldo
Juventus ajudou a quebrar recorde com a contratação de Cristiano Ronaldo
Foto: Marco Luzzani / Getty Images

O valor engloba os cinco principais campeonatos da Europa, Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano e Francês, e representa aumento de 6,6% em 2018, superando os 3 bilhões e 950 milhões de dólares do ano passado. Em 2016, o montante foi de 2 bilhões e 790 milhões de dólares, segundo a .

Publicidade

A Itália, que recebeu Cristiano Ronaldo em meio à Copa do Mundo, teve aumento de 74,7%, enquanto a Espanha ampliou seu investimento em 42,2%. A que mais gastou na última janela de transferências, entretanto, foi a Premier League, com 1 bilhão e 144 milhões de dólares pagos.

O valor global de transações em todo mundo alcançou os 5 bilhões e 440 milhões de dólares, entre o dias 1º de junho e 1º de setembro de 2018. No período, 182 das 211 federações que formam a Fifa estavam com a janela de transferências aberta. Os resultados procedem do Sistema Internacional de Transferências (ITMS) da Fifa, que registra todas as transações.

Veja também

As Copas por um Clique Trailer
Video Player
Gazeta Esportiva
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações