Clubes brasileiros encerram o ano com reestruturação administrativa, promovendo trocas e contratações de dirigentes visando melhor desempenho esportivo em 2026.
O final do ano reservou um mercado de transferências aquecido no futebol brasileiro. Engana-se, porém, quem acredita que os clubes estão pensando somente em reforços que efetivamente entrarão em campo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os últimos dias chamaram a atenção pela dança das cadeiras dos dirigentes. Mirando melhor organização e resultados esportivos, grandes clubes travaram disputadas e negociações pela contratação de cartolas que estão em alta no mercado.
Ex-dirigente do Flamengo, Bruno Spindel estava na mira do Corinthians e chegou até mesmo a aceitar a proposta do Timão. Ele chegaria para substituir Fabinho Soldado. Entretanto, momentos depois de selar o acordo, ele alegou não ter recebido o contrato para assinatura e encerrou as conversas.
"Com o objetivo de pôr fim a especulações e informações inverídicas, esclareço que, após manifestar concordância com a proposta que me foi apresentada pelo Sport Club Corinthians Paulista para assumir o cargo de Diretor de Futebol Profissional, considero encerradas as tratativas com o clube. A decisão decorre da ausência de encaminhamento, em prazo razoável, do contrato formal para assinatura, nos termos previamente acordados", declarou ele por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa.
Spindel, contudo, não deve permanecer disponível no mercado por muito tempo. Diante do encerramento das tratativas com o Corinthians, o Cruzeiro agiu rapidamente e entrou em contato com o dirigente, que é esperado em Belo Horizonte nos próximos dias para assinar contrato com a Raposa. Ele deve chegar ao clube mineiro para substituir Paulo Pelaipe.
Sem marcar bobeira, o Corinthians, por sua vez, também já tem um novo homem forte para o futebol. Marcelo Paz, que ocupava o cargo de CEO do Fortaleza, foi anunciado neste sábado, 27, como substituto de Fabinho Soldado.
"É uma alegria enorme assumir essa responsabilidade. Agradeço ao presidente Osmar pela confiança e tenho certeza que com a força do elenco, da Fiel torcida e da nossa comissão técnica entregaremos um trabalho de excelência", declarou Paz ao site oficial do clube.
O novo executivo de futebol foi elogiado pelo presidente Osmar Stabile. "A contratação do Marcelo Paz representa um passo importante dentro do nosso projeto de reestruturação e fortalecimento do futebol do Corinthians. Trata-se de um profissional reconhecido, com visão moderna de gestão e capacidade comprovada de liderança".
Como a dança das cadeiras é dinâmica, Fabinho Soldado também já está de clube novo. Ex-jogador e campeão da Libertadores e Mundial de Clubes em 2006 pelo Inter, agora ele deve ocupar o cargo de executivo de futebol. Pesou para a decisão a proximidade com Abel Braga, com quem trabalhou nos tempos de atleta, e a admiração que o presidente Alessandro Barcellos nutre pelo profissional. Ele já tentou contratar Fabinho em duas outras ocasiões.
Agora, com o desfecho positivo muito próximo, Fabinho é aguardado em Porto Alegre para atuar na montagem do elenco colorado para a temporada 2026.