Palmeiras visita o Vasco com vantagem na Copa do Brasil em busca da terceira final no ano

Time alviverde joga pelo empate em São Januário para avançar à decisão do torneio pela sexta vez

8 nov 2026 - 05h43
(atualizado às 05h43)
Resumo
Palmeiras e Vasco decidem neste domingo, às 17h, em São Januário, uma vaga na final da Copa do Brasil. Por ter vencido a ida por 1 a 0, o time paulista joga pelo empate para buscar sua terceira final na temporada e o pentacampeonato. Já o Vasco precisa vencer por dois gols de diferença, ou por um para levar aos pênaltis, visando quebrar um jejum nacional de 13 anos. Sem o suspenso Saldivia, os cariocas apostam no fator casa, enquanto os paulistas chegam descansados e devem repetir a escalação inicial.

Times cujas torcidas são aliadas e os dirigentes, amigos, Palmeiras e Vasco decidem neste domingo, a partir das 17 horas, em São Januário, no Rio, quem será o segundo finalista da Copa do Brasil.

Publicidade

Como ganhou por 1 a 0 o jogo de ida, há uma semana, em casa, o Palmeiras pode jogar no Rio pelo empate para avançar à sua sexta final de Copa do Brasil, torneio em que busca o penta - foi campeão em 1998, 2012, 2015 e 2020.

Campeão em 2011 e vice em 2006 e no ano passado, o Vasco deseja disputar a final da competição pela quarta vez. Para isso, tem de vencer por dois gols de margem. Ou por um para que a disputa seja definida nos pênaltis.

Palmeiras e Vasco se enfrentam pela primeira vez na história da Copa do Brasil. No geral das competições, este é o nono mata-mata entre os rivais - cada um venceu quatro.

Palmeiras ganhou o primeiro duelo com o Vasco em casa e joga pelo empate no Rio
Palmeiras ganhou o primeiro duelo com o Vasco em casa e joga pelo empate no Rio
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

Para o Palmeiras, é a chance de garantir vaga na terceira final do ano. Já ganhou o Paulistão e disputará no dia 28 deste mês a decisão da Libertadores, em Montevidéu, no Uruguai. Vice-líder do Brasileirão, a equipe paulista também rivaliza com o Flamengo, rodada a rodada, pelo título brasileiro.

Publicidade

Estamos na reta final e em todas as competições", constatou o técnico Abel Ferreira. "Vai ser um jogo sofrido. O Vasco tem um belo treinador, é competitivo, se reforçou. Será um jogo difícil".

Seu pensamento neste ano foi usar força máxima sempre que possível, mesmo em meio a uma sequência extenuante. No entanto, no último duelo com o Remo, goleado por 6 a 1, o treinador preservou alguns jogadores, pensando no compromisso decisivo deste domingo.

Foram os casos de Giay e Piquerez, que não saíram no banco. Já Barboza, Gustavo Gómez, Lucas Evangelista e Flaco López jogaram 45 minutos.

Abel deve repetir no Rio a escalação que usou no Nubank Parque diante do rival carioca. Ou seja, Maurício entre os titulares, e Andreas Pereira e Vitor Roque no banco.

Maurício foi quem marcou o gol da vitória palmeirense no duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

Não há novos desfalques para Abel. As baixas são Paulinho, machucado, e Jefté, suspenso preventivamente por ter sido flagrado no doping. Abel pode ter Ramón Sosa de volta. O paraguaio está na fase final de recuperação de uma lesão muscular.

Publicidade

Para o Vasco, a Copa do Brasil representa a oportunidade de encerrar um jejum de uma década sem conquistar um troféu. O último foi o Carioca de 2016. E a última taça conquistada de um torneio nacional foi justamente a Copa do Brasil, em 2011.

"Temos noção que São Januário, com a nossa torcida, pode ser uma grande força para tentar essa virada. Respeitamos o adversário, de peso, muito habituado e vai ser difícil. No futebol há algo que acredito muito: 'não existe impossível. Temos que acreditar em nós e no que podemos fazer", afirmou o técnico Pedro Emanuel.

O treinador português acredita que o desfecho desta eliminatória será diferente da semifinal da Sul-Americana contra o Boca Juniors, que eliminou o Vasco com vitória no Maracanã.

"Pelo que tenho visto do Palmeiras, é mais forte fora de casa do que em casa, no sentido de preparação estratégica nas eliminatórias. Estamos mais do que avisados e temos o alerta do que passou com o Boca".

Publicidade

Pedro Emanuel não terá o zagueiro Saldivia, expulso na primeira partida após levar dois cartões amarelos, motivo de revolta da comissão técnica e do presidente Pedrinho. Eles também se queixaram, com mais intensidade, de um pênalti não marcado no lance em que a bola bateu no braço do zagueiro palmeirense Barboza dentro da área.

O técnico vascaíno, por outro lado, tem à disposição o atacante colombiano Andrés Gómez. A tendência é de que ele seja titular na vaga de Adson.

VASCO X PALMEIRAS

  • VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Gabriel Pereira, Robert Renan e Cuiabano; Sosa, Thiago Mendes e Lescano; Andrés Gómez, Colidio e Bruno Duarte. Técnico: Pedro Emanuel.
  • PALMEIRAS: Carlos Miguel; Murilo, Gómez e Barboza; Giay, Marlon Freitas, Lucas Evangelista e Piquerez; Arias, Maurício e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
  • ÁRBITRO: Braulio da Silva Machado (SC).
  • HORÁRIO: 17 horas.
  • LOCAL: São Januário, no Rio.
  • TV: Amazon Prime Video, Globo, Premiere, SporTV.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se