Curiosidades marcantes sobre duelos entre Vasco e Corinthians; veja

Duas das torcidas mais apaixonadas do Brasil estão envolvidas na decisão que começa nesta quarta-feira. Quem leva a Copa, Vasco ou Timão?

16 dez 2025 - 19h54
(atualizado às 19h54)
(
(
Foto: Matheus Lima/Vasco / Esporte News Mundo

É amanhã! Corinthians e Vasco se enfrentam no jogo de ida da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, às 21h30. Trata-se de um confronto histórico, que costuma proporcionar enredos inesquecíveis.

Existem alguns fatos curiosos que confirmam a grandeza desse clássico do futebol brasileiro. Em mata-mata, a vantagem é total do Corinthians, vencedor no Rio-São Paulo de 1929, na Copa do Brasil de 1995, no Mundial de 2000, na Copa Sul-Americana de 2006, na Copa do Brasil de 2009 e na Libertadores de 2012. O Vasco, por sua vez, passou pelo Timão no Torneio Corrêa Meyer de 1953.

Publicidade

Paulistas e cariocas encantaram o mundo com times históricos. Relembre alguns momentos marcantes envolvendo Corinthians e Vasco:

Dinamite em 1980

Vasco de Roberto Dinamite e Corinthians de Sócrates frente a frente no Campeonato Brasileiro de 1980. Naquele dia 4 de maio de 1980, o Maracanã recebeu 107 mil pessoas.

Quando o assunto é Vasco e Corinthians, esse jogo é bastante lembrado. O cruzmaltino venceu esse jogo, com direito a show de Roberto Dinamite. Os paulistas até abriram o placar com Caçapava, mas o eterno camisa 10 vascaíno entrou em ação. Dinamite fez quatro gols só no primeiro tempo e carimbou a vitória do Gigante da Colina.

Na segunda etapa, ainda deu tempo do craque fazer seu quinto gol na partida. Sócrates diminuiu para o Timão, que perdeu por 5 a 2.

Publicidade

Roberto Dinamite estava em ascensão na época e havia acabado de deixar o Barcelona-ESP. O retorno do ídolo ao Vasco foi triunfante, o maior artilheiro do clube mostrou suas garras contra o Corinthians.

Vasco x Corinthians: rivalidade interestadual acirrada

Uma curiosidade legal é que Corinthians e Vasco dominaram o futebol brasileiro na década de 1990. Aliás, Timão e Cruzmaltino se enfrentaram na semifinal da Copa do Brasil de 1995 e a rivalidade interestadual esquentou de vez.

Durante esse período, o Corinthians conquistou os Brasileiros de 1998 e 1999. Enquanto o Vasco faturou o Brasileiro de 1997 e a Libertadores de 1998. Do lado alvinegro, tinha Marcelinho Carioca, Edilson "Capetinha", Rincón, entre outros. No cruzmaltino, Edmundo, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano… Até hoje, torcedores de ambos os times lembram dessa época com muito carinho.

Mundial de 2000

No dia 14 de janeiro de 2000, aconteceu o maior confronto entre Vasco e Corinthians na história. As equipes se enfrentaram na final do Mundial de Clubes daquele ano e o Timão levou a melhor nos pênaltis (4-3). Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram para os alvinegros. Marcelinho Carioca parou no goleiro Helton.

Publicidade

O Vasco saiu derrotado, pois Gilberto parou em Dida e Edmundo isolou o pênalti decisivo. Dessa maneira, o Corinthians comemorou o título de campeão do mundo. Essa partida reuniu craques em quase todas as funções do campo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se