Desastre total? Só cinco do Brasil se salvam na Copa América

29 jun 2015 - 08h57
Foto: Leo Correa/ Mowa Press / Divulgação

Entre 23 jogadores convocados para a Copa América, apenas cinco atletas da Seleção Brasileira têm algum motivo para comemorar. Daniel Alves, Miranda, Filipe Luis, Willian e Robinho foram os únicos que se salvaram entre uma série de jogadores que decepcionaram ao longo da competição. Até mesmo titulares absolutos, como Neymar, Jefferson e Thiago Silva, saíram queimados após a eliminação diante do Paraguai, no último sábado.

Daniel Alves foi a grande surpresa da Seleção Brasileira. Naturalmente ele causa desconfiança por causa da péssima Copa do Mundo que fez no ano passado. Mas foi convocado no lugar do lesionado Danilo, chegou a poucos dias da estreia e logo virou titular. Teve atuações muito boas e deu assistências para gols de Neymar e Robinho, por exemplo. Com certeza vai se firmar na grupo do Brasil e deve ser uma sombra perene para Danilo a partir de agora.

Publicidade
Miranda e Willian seguem como incontestáveis na Seleção
Foto: Heuler Andrey/ Mowa Press / Divulgação

Miranda mostrou por que realmente deveria ter disputado a Copa do Mundo de 2014. Felipão não quis levá-lo, mas Dunga o transformou em um símbolo do time, tanto que virou capitão nos jogos contra Venezuela e Paraguai. Com frieza e experiência, foi um dos poucos jogadores tranquilos do elenco e mostrou personalidade em seus entrevistas. Fez até uma excelente cobrança de pênalti contra o Paraguai.

Filipe Luis não teve momentos de brilho, mas merece elogios pela regularidade. É um jogador muito competente no que se propõe a fazer: ele mesmo admitiu que dá prioriade à defesa e não joga para a torcida. Isso é importante, porque ele é fundamental no funcionamento defensivo do time e dificilmente comete alguma falha atrás.

Delegação do Brasil deixa hotel no Chile após eliminação
Video Player

Willian não foi tão bem quanto se esperava dele - havia até a esperança de que chamasse a responsabilidade após a saída de Neymar. Mas ninguém pode acusá-lo de omissão. O meia tentou de tudo, se movimentou demais e, no geral, teve boas atuações. É um jogador confiável e titular absoluto no setor ofensivo da equipe. Só falta ser mais eficiente e decisivo.

Robinho é o maior exemplo de superação no elenco brasileiro. Ele começou a preparação para a Copa América totalmente esquecido, no banco, com poucos minutos para jogar até mesmo nos amistosos contra México e Honduras. Porém, quando Neymar saiu, ele entrou no time, deu assistência, fez gol e se tornou referência para equipe. Mostrou que, além de um líder fora de campo, pode ser útil dentro das quatro linhas também.

Publicidade

Outro grupo de cinco jogadores pelo menos pode respirar aliviado porque não se queimou. São jogadores que praticamente nem atuaram durante a Copa América: Marcelo Grohe, Neto, Marquinhos, Geferson e Casemiro não saem chamuscados após a decepção. Mas é uma incógnita se todos eles ficarão no grupo a partir de agora.

Já o grupo de jogadores que tiveram desempenho abaixo do esperado é enorme, conta com 12 ao todo: Neymar, Jefferson, Fabinho, Thiago Silva, David Luiz, Fernandinho, Elias, Fred, Philippe Coutinho, Firmino, Douglas Costa, Everton Ribeiro e Diego Tardelli foram mal. Alguns prejudicaram demais o time, outros tiveram só alguns momentos negativos e houve quem perdeu espaço ou pelo menos desperdiçou a chance de ganhar algum. Em maior ou menor grau, todos eles estão em baixa na Seleção a partir de agora e farão com que Dunga repense o time nos próximos jogos. Ou pelo menos é isso que se espera de um técnico após uma decepção tão grande.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se