Meia italiano vai disputar a Copa do Mundo pela Austrália e cria maior polêmica

Cristian Volpato está relacionado para a estreia contra a Turquia, a partir da 1h (de Brasília)

13 jun 2026 - 18h55
(atualizado às 19h53)
Cristian Volpato defende a seleção da Austrália na Copa 2026
Cristian Volpato defende a seleção da Austrália na Copa 2026
Foto: Instagram/@cristianvolpato

Apesar de a seleção da Itália estar fora da Copa do Mundo pela terceira vez seguida, um jogador italiano vai jogar pela seleção da Austrália e vai estar à disposição para a estreia contra a Turquia, a partir da 1h (de Brasília) da madrugada de sábado para domingo, em Vancouver.

A decisão do jovem jogador do Sassuolo gerou polêmica no país. Apesar de ter nascido na região de Sydney, o meio-atacante de 22 anos sempre teve prioridade na Itália, país de origem dos seus antepassados e para onde se mudou no começo de 2020.

Publicidade
Cristian Volpato joga pelo Sassuolo
Foto: Instagram/@cristianvolpato

Em 2022, quando começava a despontar na Roma, Volpato foi procurado pela Austrália para disputar uma Copa do Mundo. Na época, respondeu negativamente e alegou que preferiria ficar 100% concentrado no desenvolvimento de sua carreira em clubes. Na véspera da abertura do Mundial do Qatar, estava em campo jogando pela primeira vez pela seleção sub-21 da Itália.

Cristian Volpato defendeu a seleção da Itália nas categorias de base
Foto: Instagram/@cristianvolpato

Durante as eliminatórias da Copa-2026, Volpato foi novamente procurado pelos dirigentes australianos. Outra vez negou para continuar pela seleção europeia de base e aguardou uma chance no time principal.

No final do mês passado, às vésperas do Mundial, o meio-atacante desistiu da Itália e solicitou sua troca de cidadania à Fifa. Ele foi convocado sem nunca antes ter vestido a camisa da Austrália e estreou no amistoso contra a Suíça, no último dia 5, já como titular.

Cristian Volpato defende a seleção da Austrália na Copa 2026
Foto: Instagram/@cristianvolpato

“Todo mundo sabe que sou italiano e australiano. Essa foi uma grande decisão que esteve na minha cabeça 24 horas por dia, sete dias por semana, durante um bom tempo. É muito difícil porque as pessoas querem que você escolha um ou outro, mas você não quer isso”, disse.

Publicidade

Curiosamente, o elenco australiano terá um jogador nascido na Itália. Assim como Volpato, o zagueiro Alessandro Circati também passou pela base da Azzurra e há três anos defende a Austrália e fez parte de praticamente todo o ciclo classificatório para o torneio da Fifa.

Grupo D

Além da Austrália e da Turquia, o Grupo D tem Estados Unidos, que goleou o Paraguai por 4 a 1, na estreia da chave e da competição em solo norte-americano.

Independentemente do que aconteça, nenhum dos membros desse grupo poderá enfrentar o Brasil na primeira rodada dos mata-matas decisivos. Qualquer confronto com eles só será possível a partir das oitavas de final.

A Copa-2026 é a mais grandiosa já realizada. Pela primeira vez na história, tem jogos no Canadá, EUA e México. É um novo recorde de número de participantes seletivos (48, contra 32 das últimas sete edições do torneio), jogadores inscritos (mais de 1.200) e partidas disputadas (104). A final acontece no dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jérsei, nos EUA.

Publicidade
Desafio da Copa testa memória dos brasileiros sobre a Seleção; veja
Video Player
Torcedores fazem previsões sobre campeão, artilheiro e futuro da Seleção na Copa
Video Player
Esquenta para a estreia do Brasil na Copa: Torcedores brasileiros agitam MetLife horas antes do jogo
Video Player
'Pelo amor de Deus, chutem': Lula manda recado à Seleção antes da estreia na Copa
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se