URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Com apenas um representante do Brasil, 86º Congresso da AIPS debaterá sobre futuro do jornalismo esportivo na Espanha

Artur Eugênio Mathias, presidente da ABRACE, será o único representante do Brasil no evento centenário em Santa Susana

28 abr 2024 - 20h15
Artur Eugênio Mathias
Artur Eugênio Mathias
Foto: Arquivo pessoal / Esporte News Mundo

O 86º Congresso da AIPS Internacional, em Santa Susana, cidade à cerca de 50 km de Barcelona, terá como principal tema o futuro do jornalismo esportivo e debaterá, entre outros subtemas, sobre a escalada da inteligência artificial no jornalismo esportivo ao redor de todo o mundo.

Representado pelo presidente da Abrace - Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos, o advogado e jornalista, Artur Eugênio Mathias, a entidade se posicionará afim de entender o resguardo da propriedade intelectual e do direito de produção com os novos rumos da inteligência artificial.

Publicidade

- Precisamos pensar em como proteger aquilo que criamos. A inteligência artificial será capaz de criar algo exatamente novo, a partir do zero? Precisamos pensar em formas de ter o direito autoral de nossas criações asseguradas e estabelecer limites para que não se ultrapasse os direitos daquilo que já foi produzido e a IA se torne um compilado de cópias - afirmou Artur Eugênio Mathias.

A previsão de debate sobre o tema é para o dia 29 de abril, onde haverá debates sobre diversas questões atuais que afetam o esporte e o jornalismo esportivo, incluindo o impacto da Inteligência Artificial.

Editores-chefes, presidentes e altos funcionários desportivos de federações internacionais e especialistas de organizações como a Unesco confirmaram a sua participação no diálogo. O debate sobre género também está na ordem do dia.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações