Caso Balogun e possível interferência de Trump aquecem duelo entre EUA e Bélgica na Copa 2026

Partida será disputada sob protestos belgas após anulação da suspensão por cartão vermelho aplicado ao atacante norte-americano

6 jul 2026 - 05h41

O duelo entre Estados Unidos e Bélgica, nesta segunda-feira, no Lumen Field, em Seattle, nesta segunda-feira, às 21 horas (de Brasília), por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo 2026, será disputado sob protestos da seleção belga após a anulação da suspensão por cartão vermelho do atacante norte-americano Folarin Balogun, expulso contra a Bósnia e Herzegovina em jogo da segunda fase. Segundo o jornal The New York Times, o presidente Donald Trump teria telefonado para Gianni Infantino, presidente da Fifa, pedindo a anulação do cartão ainda na quarta-feira passada, após o jogo.

Dentro de campo, o embalado time dos Estados Unidos, com 100% de aproveitamento em quatro jogos disputados vai entrar em campo para enfrentar a irregular Bélgica.

Publicidade

O técnico Rudi Garcia, sabedor dos problemas enfrentados no sistema defensivo da Bélgica nos empates diante de Egito e Irã na primeira fase, deverá alterar o sistema tático da equipe, optando por se posicionar nos contra-ataques e, desta forma, estar mais preparado para a pressão norte-americana.

A dúvida esta em saber se o grandalhão Lukaku, destaque nas vitórias sobre Nova Zelândia e Senegal, será titular ou mais uma vez reservado para a parte final da partida.

A organização das jogadas ofensivas, como sempre, será de responsabilidade do experiente De Bruyne, que terá como opção no ataque o veloz Doku.

Nos EUA, o entusiasmo é grande após quatro vitórias consecutivas. O time derrotou Paraguai (4 a 1), Austrália (2 a 0), Turquia (3 a 2) e Bósnia e Herzegovina (2 a 0).

Publicidade

O técnico Mauricio Pochettino deverá manter o sistema 3-4-3, com Pulisic sendo o 'cérebro' do time. Folarin Balogun, autor de três gols na Copa, teve seu cartão vermelho recebido contra a Bósnia e Herzegovina anulado pela Fifa e, desta forma, estará em campo.

NORTE-AMERICANOS NÃO VENCEM CONFRONTO DESDE 1930

EUA e Bélgica vão se enfrentar pela oitava vez na história. A seleção europeia ganhou seis partidas, enquanto os norte-americanos apenas o primeiro duelo (3 a 0) na Copa de 1930, no Uruguai.

No último encontro entre as duas seleções, em março deste ano, em amistoso disputado em Atlanta (EUA), os belgas venceram com certa facilidade: 5 a 2.

EUA X BÉLGICA

  • EUA - Matt Freese; Alex Freeman, Chris Richards e Tim Ream; Sergiño Dest, Tyler Adams, Malik Tillman e Antonee Robinson; Weston McKennie, Christian Pulisic e Folarin Balogun. Técnico: Mauricio Pochettino.
  • BÉLGICA - Thibaut Courtois; Timothy Castagne, Arthur Theate, Brandon Mechele e Maxim De Cuyper; Amadou Onana, Youri Tielemans e Kevin De Bruyne; Leandro Trossard, Romelu Lukaku e Jérémy Doku. Técnico: Rudi Garcia.
  • ÁRBITRO - Adham Makhadmeh (Jordânia).
  • HORÁRIO - 21 horas (de Brasília).
  • LOCAL - Estádio Lumen Field, em Seattle (EUA).
  • ONDE ASSISTIR - CazéTV.
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações